Os algoritmos da Netflix tem como principal missão melhorar a experiência do usuário dentro da plataforma. Uma palavra em voga desde a ascenção das redes sociais, a ferramenta digital opera também dentro de serviços de streaming que precisam criar uma relação de engajamento e fidelidade dos usuários dentro de seus sites e aplicativos. Pioneira do segmento desde o começo dos anos 2000, a Netflix é uma veterana no uso de algoritmos para melhorar as escolhas dos seus assinantes dentro da plataforma.
A mecânica dos algorimos pode, por um lado, facilitar a busca dos espectadores por conteúdos relevantes. Em contrapartida, usuários menos experientes podem ter dificuldades de melhorar a qualidade de personalização do site para com seus conteúdos preferidos. Nesse guia do TechTudo, você confere todos os métodos disponíveis para fazer o algoritmo da Netflix trabalhar ao seu favor. São técnicas simples, como criações de perfis próprios a limpeza de histórico, que podem fazer você ter maior aproveitamento do serviço. Confira a seguir.
A Netflix cataloga preferências a partir de interações na plataforma — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Veja como melhorar a performance do algoritmo nesse guia abaixo.
- O que são os algoritmos da Netflix?
- Como esses algoritmos funcionam?
- Limpe o histórico de visualização
- Crie perfis separados para cada pessoa (ou humor)
- Explore as categorias secretas e códigos da Netflix
- Ajuste idioma e preferências de reprodução
- Use recursos de personalização da Netflix
- O que NÃO fazer, se quiser um bom algoritmo
- Quando vale a pena resetar tudo de novo?
O que são os algoritmos da Netflix?
Antes de explicar o que são os algoritmos da Netflix, é necessário trazer a explicação geral do termo. Na tecnologia da informática, os algoritmos representam um conjunto de instruções estruturadas que visam solucionar problemas e executar ações pré-determinadas. Essa ferramenta digital contribui na personalização de serviços oferecidos em rede, sendo o caso mais comum o de recomendação de produtos e serviços em sites e aplicativos.
Na Netflix, a função dos algoritmos está embasada no mesmo propósito. Muito antes da transformação da empresa em uma gigante do mercado de streaming, a Netflix já utilizava algoritmos em sua locadora digital (primeiro ramo de atuação da companhia), como forma de recomendar DVDs adequados a cada um de seus assinantes, tomando como base o que eles costumavam alugar no site.
O algoritmo mapeia as preferências dos usuários de acordo com a interação — Foto: Reprodução/Freepik Hoje, a plataforma conta com um sistema de recomendações feito para proporcionar conteúdos que estejam dentro do gosto de cada assinante. A partir desse sistema, que analisa diferentes tipos de interações (de assistidas até likes em produções), a Netflix entrega aos espectadores uma experiência personalizada e que contribua no engajamento contínuo.
De acordo com Neil Hunt, ex-chefe de produtos da Netflix, e o pesquisador Carlos Gomez-Uribe, no artigo "The Netflix Recommender System: Algorithms, Business Value, and Innovation" (O Sistema de Recomendação da Netflix: Algoritmos, Valor de Negócios e Inovação, em tradução livre), publicado no portal acadêmico ACM Transactions em dezembro de 2015, a plataforma deve ser atraente já nos primeiros 60 a 90 segundos. Caso não consiga, "o risco do usuário abandonar nosso serviço cresce substancialmente", afirma os pesquisadores no artigo.
A Netflix usa como meta a atração rápida aos usuários dentro de 90 segundos — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Como esses algoritmos funcionam?
Os algoritmos da Netflix catalogam diferentes dados para compor uma experiência personalizável para seus usuários. Tudo começa com as escolhas de filmes e séries do espectador, as avaliações deixadas em cada título, o tempo gasto em cada obra, a lista de favoritos, os gêneros mais assistidos, as produções mais reassistidas e as buscas feitas no site.
A Netflix também observa os horários de consumo, o idioma usado em áudio e legendas, os tipos de dispositivos usados na transmissão (TV, computador, celular ou tablet) e o tempo consumido dentro da plataforma. Por outro lado, não são levados em consideração, segundo a plataforma, dados demográficos, como idade e gênero das pessoas que assinam a Netflix.
A Netflix monta a lista de preferências de acordo com as interações do usuário — Foto: Reprodução/Jonathan Firmino A seguir, você confere como pode personalizar sua experiência na Netflix alterando a forma como os algoritmos registram os dados de interação.
Dica 1: Limpe o histórico de visualização
É possível dar um reset em todo o histórico de visualização e, assim, oferecer aos algoritmos novas preferências de usuários. Para realizar o procedimento, você deve arrastar o cursor do mouse até o ícone superior direito onde aparece seu perfil. Ao abrir um menu, clique na opção conta. No menu do lado direito da tela, escolha a seção "Perfis" para, em seguida, escolher a conta desejada.
Arraste a barra de rolagem até encontrar a opção "O que foi assistido". Você verá todo o histórico de consumo na plataforma. Para apagar um conteúdo por vez, você deve clicar no ícone ⊘ cuja descrição é "Ocultar do histórico do que foi assistido". Se você deseja eliminar todo o histórico, vá até o canto inferior da tela e clique na opção "Ocultar tudo".
A Netflix cataloga todo o seu histórico de visualizações — Foto: Reprodução/Jonathan Firmino Dica 2: Crie perfis separados para cada pessoa (ou humor)
A Netflix permite que cada assinante crie até cinco perfis em sua conta. Esse recurso pode ser útil para criar um local dedicado a tipos específicos de conteúdo. Para criar um novo perfil, vá até o menu Conta, depois clique em "Perfis" e, em seguida, no botão cinza "Adicionar Perfil". Insira o nome e avatar desejado para encerrar o procedimento clicando em "Salvar".
É possível criar até cinco perfis por conta na Netflix — Foto: Reprodução/Jonathan Firmino Dica 3: Explore as categorias secretas e códigos da Netflix
Como o acervo da plataforma vermelha é tão vasto, você pode fazer acesso a categorias secretas de conteúdo utilizando códigos. Essa tática só pode ser usada em navegadores de computador ou celular. Estando logado na Netflix, vá até a barra de endereço e digite o link (www.netflix.com/browse/genre/xxxx). No lugar dos quatro X's, logo após "genre/", você pode inserir códigos que correspondem a categorias conhecidas ou secretas. Produções da categoria "Ação e aventura policial" são representados pelo número 9584. Já o de "Comédia Pastelão", pelo código 10256.
Utilização de códigos só pode ser feita via navegador de celular ou computador — Foto: Reprodução/Jonathan Firmino Dica 4: Ajuste idioma e preferências de reprodução
Independente do território, é possível alterar as preferências de idioma de exibição e áudio e legendas na Netflix. Basta ir até o menu Conta, clicar em "Editar Configurações" e, logo após, em Idiomas. O primeiro ponto que pode ser alterado é o de "Idioma de exibição", responsável pelo texto que é lido no site da Netflix, de menus a categorias de filmes e séries. Logo abaixo, você pode alterar o formato padrão de áudios e legendas. Escolhidas as suas opções, role a barra até o fim da página e clique em "Salvar".
É possível alterar o idioma da plataforma e personalizar o uso de áudio e legendas — Foto: Reprodução/Jonathan Firmino Dica 5: Use recursos de personalização da Netflix
Uma boa forma de personalizar sua experiência na Netflix é começar a utilizar recursos que parecem simples, mas que podem fazer uma grande diferença no modo como a plataforma captura seus dados. Um desses métodos é a lista de filmes e séries mais assistidos na região, que geralmente fica na página inicial do site. Clicando nessas produções, você já garante que a Netflix recomende a você obras que estejam hypadas no momento.
Um outro recurso que pode te ajudar a ter melhores recomendações é o Download Inteligente, disponível em assinaturas Padrão e Premium. Com ele, você permite que a Netflix baixe instantaneamente produções baseadas nas recomendações de usuário. Essa tática pode ser feita apenas nos aplicativos da Netflix. Basta clicar em Minha Netflix na página principal, em seguida em Menu, depois em Configurações do aplicativo e, por fim, na opção "Smart Downloads". Para ativar o download inteligente, basta clicar em "Baixe o próximo episódio".
Notificação no Android avisa sobre download automático — Foto: Divulgação / Netflix O que NÃO fazer, se quiser um bom algoritmo
Para ter um bom algoritmo, é necessário ter independência. Por isso, crie um perfil próprio que não esteja vinculado a outros integrantes da sua residência. Assim, você não corre o risco de misturar suas preferências com as de outras pessoas. É importante que você determine o que vai assistir sem deixar os filmes rodando em reprodução automática, fazendo com que um conteúdo não desejado entre na sua lista de reprodução. Mesmo que você possa apagar e criar um novo perfil, não utilize essa prática com frequência, pois o algoritmo da Netflix pode demorar a registrar suas preferências.
É importante manter suas preferências em apenas um perfil — Foto: Reprodução/Jonathan Firmino Quando vale a pena resetar tudo de novo?
Resetar seu histórico da Netflix é recomendado em certos tipos de caso. O principal é a mudança de gostos. Como as nossas preferências podem variar com o tempo, principalmente durante na transição entre adolescência e fase adulta, é comum não gostar de certos conteúdos e preferir outros. Mudar radicalmente o histórico pode te ajudar em momentos de hiperfoco em um gênero nichado de produções, como doramas e novelas turcas, por exemplo.
Quando você reinicia a busca de preferências do zero, é importante salientar que o algoritmo da Netflix irá demorar para catalogar novamente todas as suas escolhas, o que pode ser frustrante nos primeiros dias. Então, tenha paciência e vá, aos poucos, utilizando as táticas descritas acima para melhorar a performance da plataforma em indicar produções adequadas ao seu novo gosto pessoal.
Quer saber mais sobre Netflix?
📽️Como mudar o plano da Netflix
Como mudar o plano da Netflix

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 horas atrás
3
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/M/V/29j53ERg29No086TMnxg/artes-comparativo-3-.png)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/4/Y/VHrQQUS7K1w0Kyni1F9Q/captura-de-tela-2025-11-05-080440.png)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/U/Z/HygbwLTqiwyjSStk7gNA/retrato.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/r/l/ZJVmAiTPGccxuo9eYp6g/techtudo-1-.png)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro