6 meses atrás 15

'Never bet against America', versão 2025

Vale lembrar que cerca de 40% das receitas das empresas do S&P 500 vieram de fora dos EUA — demonstrando o quanto essas companhias estão expostas a mercados globais e diversificadas geograficamente. Das diversas empresas listadas nos EUA, mais de mil são internacionais e representam quase 50 países, como a TSMC (Taiwan), a SAP (Alemanha), a Novo Nordisk (Dinamarca), o Spotify (Suécia), a Unilever (Grã-Bretanha), o Mercado Livre (Argentina) e a Ferrari (Itália), sem mencionar as marcas brasileiras que também decidiram abrir capital na Bolsa americana.

Ou seja, investir nos Estados Unidos vai muito além de apostar apenas em um só país. Isso porque a robustez e a profundidade do mercado americano oferecem um acesso direto a empresas e economias do mundo inteiro.

As Bolsas de Nova York impressionam tanto pelo seu tamanho quanto pela variedade de setores. Diferentemente do mercado brasileiro, que tem uma forte presença de empresas ligadas a commodities e setores tradicionais, nos EUA você encontra uma diversidade muito maior de negócios, oferecendo aos investidores a oportunidade de explorar segmentos inovadores e de rápido crescimento.

Por exemplo, o setor de tecnologia é muito robusto, englobando temas diversos como computação em nuvem, segurança cibernética, inteligência artificial, big data e produção de semicondutores. Todos esses segmentos refletem não apenas o dinamismo do mercado americano, mas igualmente a sua capacidade de inovação e de adaptação a novas demandas globais.

Por outro lado, a diferença de tamanho entre os mercados também é bem expressiva: enquanto a B3 concentra aproximadamente 400 empresas, as Bolsas americanas reúnem mais de 5 mil companhias, sendo que dez empresas delas contam com valores individuais de mercado maiores do que a Bolsa brasileira inteira.

A verdade é que os números dos EUA são extremamente superlativos e o país continua sendo o protagonista no mundo. Hoje, o mercado americano de ações e dívida é o maior que existe, valendo praticamente o dobro dos nove seguintes (Japão, Reino Unido, França, Canadá, Alemanha, China, Austrália, Itália e Espanha).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro