Já existem diversos notebooks com inteligência artificial (IA) no mercado, dispositivos com vários recursos nativos em seu sistemas operacionais. A Microsoft, por exemplo, desenvolvedora do Windows 11, iniciou a adoção de ferramentas de IA por meio do Copilot PC+, algo possível apenas em setups que contam com os novos chips com NPU integrada.
Diferente de um CPU convencional, os novos tipos de processadores também trazem unidades computacionais voltadas a processar recursos de IA, o que promete mudar a forma com a qual os recursos inteligentes são executados em seu novo PC ou laptop. A seguir, o TechTudo apresenta mais detalhes sobre os computadores e laptops com IA, justamente para te ajudar a entender se já vale a pena investir em um novo setup.
Copilot+PC é o novo padrão de laptops com recursos de IA da Microsoft — Foto: Divulgação/Microsoft Os computadores ou laptops com IA, ou Copilot+ PC, são aqueles que contam com uma NPU (unidade de processamento neural). Este é um tipo de chip recente que traz unidades de processamento dedicadas a realizar atividades de inteligência artificial.
Até o momento, os chips compatíveis são mais comuns em laptops, e já existem algumas soluções compatíveis disponíveis no mercado brasileiro. Os principais chips com o recurso no momento são os processadores Snapdragon X Series da Qualcomm, AMD Ryzen AI 300 Series da AMD e Intel Core Ultra 200V da Intel.
- Reconhecimento facial para desbloquear
- Legenda e tradução automática de vídeos
- Desempenho otimizado
- Eficiência energética otimizada e gerenciamento inteligente de energia
- Tarefas de IA rodadas de forma local
- Funções de IA em reuniões
- Aplicativos específicos
1. Reconhecimento facial para desbloquear
O reconhecimento facial como forma de desbloquear seu PC ou notebook não é uma novidade, uma vez que já existem recursos como o Windows Hello que permite que você acesse seu sistema apenas utilizando a captura da sua webcam. No entanto, o sistema não é tão preciso, e requer câmera e hardware compatível.
Desse modo, a inteligência artificial vem bem a calhar, sendo capaz de fazer um reconhecimento facial muito mais preciso e com muito mais agilidade. Isso garante, além de mais assertividade durante o processo, segurança para que não tentem burlar a proteção do seu PC ou laptop.
Windows Hello é uma das ferramentas de reconhecimento que deve evoluir muito com IA — Foto: Divulgação/Microsoft 2. Legenda e tradução automática de vídeos
A inteligência artificial já é capaz de legendar e traduzir vídeos automaticamente, recurso muito interessante principalmente para quem utiliza o laptop para consumir conteúdos de mídia. Isso também pode favorecer bastante o trabalho de editores, profissionais e criadores, permitindo que se possa ter um grande ganho em produtividade, uma vez que o sistema nativamente é capaz até mesmo de transcrever os vídeos.
Em sistema compatíveis, a NPU pode permitir que o CPU (unidade de processamento central) não seja sobrecarregado. Desse modo, é possível ver mais desempenho, permitindo que os recursos de multitarefa não sejam comprometidos. Em outras palavras, por ter um compartimento dedicado para as tarefas com IA, seu processador poderá atuar em mais coisas ao mesmo tempo, sem haver travamentos e afins.
A NPU funciona como uma rede neural. Ela serve para processar as tarefas da IA no sistema do chip — Foto: Pixabay 4. Eficiência energética otimizada e gerenciamento inteligente de energia
A nova arquitetura dos processadores com NPU também tende a ser mais eficiente, principalmente quando consideramos soluções como os chips Snapdragon da Qualcomm, que são desenvolvidos já em uma arquitetura diferente (ARM) que promete ser muito mais eficiente. Além disso, os componentes apresentam recursos que permitem um gerenciamento melhor da energia, o que pode impactar em mais autonomia em laptops e menor consumo em desktops.
5. Tarefas de IA rodadas de forma local
Uma das questões levantadas com a adoção dos recursos de IA nos PCs é que, quando as ferramentas são executadas de forma remota — ou seja, quando um servidor recebe os dados para fazer o processamento —, muitos dados precisam ser compartilhados, algo que compromete a privacidade dos usuários.
Por outro lado, quando é possível executar os recursos de IA diretamente no seu laptop ou PC, seus dados ficam mais seguros. Assim, você passa a ter menos risco de vazamentos, ou mesmo de que seus dados acabem sendo acessados por terceiros.
NPU é uma das exigências para laptops compatíveis com Copilot+ — Foto: Divulgação/Microsoft 6. Funções de IA em reuniões
A IA está sendo integrada em diversos softwares, o que permite o aprimoramento de diversos recursos, auxiliando principalmente quem busca por mais produtividade. Aplicações de chamadas de vídeo, por exemplo, permitem que o sistema de som reduza possíveis ruídos ou mesmo realize um melhor enquadramento de câmera, dando assim mais liberdade para que o usuário se preocupe apenas em se comunicar.
7. Aplicativos específicos
Novas aplicações também estão chegando, com a promessa de utilizar a IA para permitir que os usuários ganhem mais tempo e tenham resultados mais eficientes para seus projetos. Um dos programas que recebeu muitas funcionalidades inteligentes é o Paint, que passa a ser capaz de gerar imagens por IA se baseando em traços ou mesmo comandos (prompt) que o usuário insere diretamente no aplicativo.
A tendência é que mais e mais programas recebam recursos de IA, como já acontece com o pacote criativo da Adobe. Da mesma forma, novos programas pensados para os novos chips também devem chegar, à medida que as NPUs se tornam mais populares.
Edição de imagem com IA generativa no Paint em PCs com Copilot integrado — Foto: Divulgação/Microsoft Diversos fabricantes já anunciaram que trarão seus copilot+ PC para o Brasil, mas, no momento, a disponibilidade ainda não é tão grande. A Acer já anunciou modelos como o Swift Go 14 AI, Swift 14/16 Intel com IA, Swift 14 IA, Swift 14 com IA AMD e TravelMate P6 14 AI, mas os laptops continuam indisponíveis para compra.
A Asus também já apresentou um laptop com o IA: o Asus Zenbook S 16. O modelo inclui processador AMD Ryzen AI 9 HX370, placa de vídeo dedicada AMD Radeon 890M, 32 GB de RAM LPDDR5X, armazenamento de 1TB em SSD PCIe e display OLED com resolução de 2.8K. Porém, o modelo também ainda não está disponível para compra.
Já a Dell oferece duas soluções no mercado brasileiro. O primeiro é o Dell Inspiron 14 Plus, laptop de 14 polegadas equipado com processador Snapdragon X Plus, 16 GB de RAM e armazenamento de 512 GB. O notebook pode ser adquirido no site da fabricante por R$ 8.799 e se destaca principalmente pela promessa de ser muito eficiente energeticamente.
Outro modelo da Dell disponível é o Dell XPS 13, que conta com processador Snapdragon X Elite, display com resolução 3K OLED, 32 GB de RAM LPDDR5X e armazenamento em SSD de 1 TB. O laptop está disponível no site da fabricante por valores a partir dos R$ 19.997, e é mais um equipamento que promete oferecer muita autonomia de bateria e ótimo desempenho.
Dell XPS 13 (Snapdragon X1 Elite) é um dos modelos Copilot+ PC — Foto: Arte/TechTudo 🎥 Melhor notebook de 2024: veja opções custo-benefício e gamer
Melhor notebook de 2024: veja opções custo-benefício e gamer

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
18
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/d/X/U8Dy3ATt2BROIDP4QB9w/stranger-things-quem-pode-morrer.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/a/8/PY3WbJRPOYPzmD9ZszWA/lancamentos-semana-atomic-heart-fps-tiro-acao-uniao-sovietica.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro