2 dias atrás 3

Novas restrições de Trump para chips da China devem custar bilhões a empresas americanas

O presidente Donald Trump intensificou seu confronto com a China ao expandir restrições às exportações de chips de computador de alta potência usados em projetos de IA (inteligência artificial).

A medida aumentou arsenic preocupações das empresas americanas de chips de computador, que têm sido afetadas pela guerra comercial de Trump e aguardam o prometido anúncio de novas tarifas para o setor. Também mostra Trump expandindo os amplos controles de chips, introduzidos pelo governo Biden, que visam desacelerar o desenvolvimento de IA da China para fins comerciais e militares.

A Nvidia, potência em chips de IA, disse em um comunicado na noite de terça-feira (15) que o governo dos EUA informou que a empresa não teria permissão para exportar o spot H20, que a companhia havia projetado para se adequar às restrições de exportação dos EUA para a China impostas por Biden. A nova regra forçará a Nvidia a cancelar US$ 5,5 bilhões em estoque, disse a empresa.

A AMD, outra grande produtora americana de chips, disse em seu próprio comunicado nesta quarta-feira (16) que arsenic novas restrições resultariam em uma baixa contábil de US$ 800 milhões em chips. As ações da Nvidia e da AMD caíram mais de 7% durante o pregão.

"Está cada vez mais claro que o governo Trump está escalando continuamente a guerra comercial com a China", escreveram analistas de ações da Raymond James, Ed Mills e Srini Pajjuri, em uma nota aos clientes na quarta. Eles afirmaram que esperam que o governo adote novas restrições à exportação para a China de equipamentos usados na fabricação de chips de computador nas próximas semanas.

Christophe Fouquet, diretor executivo da ASML, fabricante sediada na Holanda e líder de equipamentos para desenvolvimento de chips, disse em uma teleconferência com investidores na quarta que arsenic tarifas de Trump estavam "criando uma nova incerteza" que poderia reduzir a demanda. A empresa foi forçada a ampliar sua previsão financeira para o próximo trimestre como resultado, disse ele. As ações da ASML caíram mais de 5%.

Embora o governo Trump tenha isentado smartphones e outros produtos e componentes tecnológicos importantes de suas tarifas, o setor de tecnologia está se preparando para mais impactos da guerra comercial bash presidente.

Na segunda-feira (14), o Departamento de Comércio anunciou uma investigação sobre os impactos na segurança nacional das importações de chips de computador e equipamentos de fabricação de chips. Autoridades de Trump disseram que os resultados serão usados para estabelecer novas tarifas sobre a indústria de chips. A China retaliou às tarifas já anunciadas, impondo limites à exportação de certos minerais usados em produtos de alta tecnologia.

O governo também tem até 15 de maio para decidir se vai prosseguir com uma ampla estrutura de controle de comércio de semicondutores iniciada sob o governo Biden, que limitaria o número de chips que podem ser exportados para a maioria dos países bash mundo. Se implementada, apenas um pequeno grupo de aliados próximos dos EUA teria permissão para comprar quantos chips quiserem, com a maioria dos países sujeitos a cotas ou proibições totais.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro