6 dias atrás 7

Novo golpe imita erro do Windows para enganar usuários; saiba se proteger

Um novo golpe virtual utiliza e-mails de phishing e a famosa "tela azul da morte", conhecida por exibir erro no sistema operacional Windows, visando enganar usuários. Segundo pesquisa da empresa de segurança digital Securonix, a fraude é chamada de PHALT#BLYX e ataca o setor de hotelaria. Na prática, cibercriminosos enviam e-mails falsos em nome da empresa Booking, que trabalha com hospedagens, simulando um alerta de cancelamento de reserva e um link para uma página maliciosa. Quando a pessoa clica no link, é redirecionada para uma falsa tela de erro do Windows - capaz de instalar malware e roubar dados das vítimas. Nas próximas linhas, entenda detalhes do golpe.

 Reprodução/Filipe Garrett Tela Azul do Windows virou estratégia para golpistas enganarem vítimas; entenda — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Saiba como funciona o golpe que imita erro do Windows

  • Primeira fase: e-mails de phishing

Pesquisadores da Securonix apuraram que os hackers desenvolveram uma campanha direcionada ao setor de hotelaria. A primeira fase do ataque consiste em usar uma isca para chamar a atenção das vítimas. Para isso, os golpistas enviam um e-mail de phishing fingindo ser a empresa Booking, que atua com reserva de hospedagens.

Na mensagem falsa, os cibercriminosos criam um suposto alerta de cancelamento de uma hospedagem com uma grande cobrança financeira e um link para uma página fraudulenta, onde a pessoa poderia resolver o tal problema. O e-mail malicioso aplica estratégias para enganar a vítima e parecer o mais verdadeiro possível, inclusive utilizando um layout semelhante ao original, da plataforma de hospedagens.

 Reprodução/Securonix E-mail de phishing cria senso de urgência na vítima com alerta falso — Foto: Reprodução/Securonix
  • Segunda fase: falsa tela azul de erro do Windows

Na segunda parte do golpe, quando a vítima clica no link, é redirecionada para uma página falsa da plataforma, que rapidamente exibe uma "tela azul da morte", utilizada para indicar erro no Windows. Ou seja, a tela serve para o usuário acreditar que, no momento em que iria resolver o suposto problema da reserva de hospedagem, houve um erro no sistema operacional do PC.

Em seguida, os hackers aproveitam o desespero da vítima e pedem para que ela corrija o erro da tela azul do Windows, em um ataque chamado de ClickFix. Neste momento, o usuário acaba executando um código malicioso via PowerShell, que conta com a ajuda do MSBuild.exe, componente legítimo do Windows, o que dificulta a identificação da ação por softwares de segurança. Com isso, a vítima é levada a abrir a caixa Executar do Windows e ativar manualmente o malware.

 Reprodução/Securonix Falsa tela azul do Windows é usada no golpe para gerar desespero nas vítimas — Foto: Reprodução/Securonix

Depois disso, os golpistas conseguem obter acesso remoto aos dispositivos, deixando as vítimas expostas a diversos danos. Vale ressaltar que, por se tratar de um ataque ao setor de hotelaria, o golpe pode roubar dados confidenciais dos hóspedes, gerando prejuízos pessoais e financeiros. Por fim, ainda segundo a pesquisa da Securonix, o software malicioso estaria ligado à hackers da Rússia.

Como se proteger desse golpe

Este é um ataque sofisticado que combina engenharia social com técnicas de malware. Aqui estão as principais formas de proteção:

Cuidados com e-mails suspeitos

  • Desconfie de mensagens urgentes ou alarmantes: Golpistas exploram o senso de urgência para fazer você agir sem pensar. Se receber um e-mail sobre cancelamento de reserva com cobranças inesperadas, não clique em nenhum link.
  • Verifique sempre o remetente: Examine cuidadosamente o endereço de e-mail completo. Golpistas usam domínios parecidos com os legítimos, mas com pequenas diferenças (como "booking-suporte.com" em vez de "booking.com").
  • Acesse sites digitando o endereço diretamente: Em vez de clicar em links de e-mails, abra seu navegador e digite manualmente o endereço oficial da Booking (ou qualquer outro serviço). Faça login normalmente para verificar se há alguma notificação real.

Sinais de alerta durante a navegação

  • Nunca execute comandos do PowerShell ou da caixa "Executar" sugeridos por páginas web: Nenhum site legítimo pede para você abrir essas ferramentas e colar códigos. Isso é sempre um sinal de golpe.
  • Desconfie de telas de erro suspeitas: A "tela azul da morte" real do Windows não aparece dentro do navegador e não pede para você executar comandos para corrigi-la. Se isso acontecer, feche imediatamente a janela do navegador.

Medidas preventivas essenciais

  • Mantenha um antivírus atualizado: Softwares de segurança confiáveis podem bloquear muitos desses ataques antes que causem danos.
  • Ative a verificação em duas etapas em suas contas importantes (e-mail, Booking, bancos): Isso dificulta o acesso mesmo se suas credenciais forem roubadas.
  • Mantenha o Windows e todos os programas atualizados: Atualizações frequentemente corrigem vulnerabilidades que poderiam ser exploradas.

Se você clicou no link e executou algum comando, desconecte imediatamente o computador da internet (Wi-Fi ou cabo), faça uma verificação completa com antivírus e considere formatar o sistema. Além disso, troque todas as suas senhas usando outro dispositivo seguro e monitore suas contas bancárias e de e-mail por atividades suspeitas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro