9 meses atrás 9

Novo vírus no YouTube rouba dados financeiros e confidenciais; saiba mais

Pesquisadores da empresa de cibersegurança Kaspersky descobriram um novo vírus em vídeos do YouTube que promovem cheats de jogos, códigos que permitem que os jogadores obtenham vantagens no game, e cracks de software, usados para quebrar sistemas de segurança e acessar determinados programas sem limitação.

O malware é chamado de “Arcane stealer” e pode roubar diversos dados confidenciais das vítimas, como credenciais de contas, dados financeiros e informações do sistema. Um destaque deste vírus é a capacidade de captar conteúdos sigilosos em diversas fontes, incluindo e-mails, serviços, jogos, aplicativos de mensagens, navegadores e até mesmo carteiras de criptomoedas. A seguir, saiba mais detalhes sobre o malware e veja dicas para se proteger.

 Reprodução/Internet Novo vírus no YouTube rouba dados confidenciais; confira dicas para ter segurança e se proteger — Foto: Reprodução/Internet

Segundo informações da Kaspersky, o vírus "Arcane Stealer" foi projetado para interceptar dados confidenciais de computadores infectados. Dessa forma, os cibercriminosos espalham o malware em vídeos do YouTube que promovem cheats de jogos e cracks de software. Na prática, esses vídeos possuem links maliciosos, que enviam o usuário para arquivos compactados protegidos por senha. Quando a vítima acessa o conteúdo, há um arquivo em lote (start.bat), que baixa e executa o vírus no dispositivo.

Os pesquisadores explicam que o malware desativa o SmartScreen do Windows — sistema de segurança que visa proteger os usuários de ameaças como phishing, vírus e sites perigosos. Em seguida, o Arcane Stealer adiciona recursos para evitar ser detectado e começa a capturar as informações sigilosas do computador. Vale ressaltar que esse vírus utiliza técnicas avançadas para roubar dados de navegadores, como o uso da API de Proteção de Dados (DPAPI), além da execução de uma cópia secreta do navegador, com uma porta de depuração remota para obter cookies.

“O interessante sobre essa campanha em particular é que ela ilustra o quão flexíveis são os cibercriminosos, sempre atualizando suas ferramentas e seus métodos de distribuição do golpe. Para se manter seguro contra essas ameaças, sugerimos ter cuidado com anúncios de cheats e cracks e usar um software de segurança forte”, disse emcomunicado Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Como se proteger de malwares e outras ameaças?

É necessário seguir algumas dicas para ter mais segurança na Internet e evitar ser alvo de ameaças virtuais, como a disseminação de malwares e outros softwares e programas perigosos. Primeiramente, evite fazer downloads de fontes desconhecidas, especialmente cheats de jogos e cracks de software. Além disso, antes de clicar em um link, certifique-se de que ele é legítimo passando o mouse e verificando qual é o endereço da web. Caso veja sinais de alerta, como erros ortográficos ou domínios desconhecidos, não clique.

Para ter mais segurança, também é importante utilizar senhas fortes e exclusivas para todas as contas online, mesclando números, letras maiúsculas e minúsculas, e caracteres especiais. Uma dica extra é usar um gerenciador de senhas para criar e guardar os códigos. Lembre-se, ainda, de ativar a autenticação de dois fatores nas contas, para evitar que terceiros consigam acessá-las somente com os dados de login. Por fim, mantenha sistema operacional, navegadores da web e demais softwares sempre atualizados.

Com informações de Kaspersky.

Veja também: 3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!

3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!

3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro