5 meses atrás 9

Nuvem tóxica deixa 160 mil pessoas confinadas por 7 horas na Espanha

Ninguém ficou ferido, de acordo com as autoridades locais.

O incêndio ocorreu na madrugada deste sábado (10) em Vilanova i la Geltru, a 48 km de Barcelona. A ordem de confinamento durou até o meio-dia (horário local, 7h no horário de Brasília).

Moradores de cinco cidades costeiras receberam pelo celular a ordem de confinamento, com a recomendação de ficar em casa com as portas e janelas fechadas.

Estradas ficaram fechadas e o serviço de trens foi suspenso para impedir deslocamentos à região.

Núria Parlon, ministra do interior da Catalunha, anunciou a suspensão do confinamento em uma coletiva de imprensa nesta manhã.

Porém, ela pediu que pessoas vulneráveis, incluindo crianças e atletas, ficassem em casa como precaução por conta das partículas tóxicas que poderiam permanecer no ar.

Os bombeiros também pediram que a população permaneça alerta, pois dependendo dos ventos e do movimento da nuvem tóxica, que ainda não se dissipou totalmente, eles podem determinar novos confinamentos em pequenas áreas.

A água usada pelos bombeiros para extinguir o incêndio produziu uma reação química com o cloro, que foi o que liberou a nuvem tóxica, explicou o prefeito de Vilanova, Juan Luis Ruiz López.

Os bombeiros conseguiram conter o incêndio pela manhã e começaram a monitorar "a coluna gerada pelo fogo para rastrear seu progresso e níveis de toxicidade".

"O cloro é muito difícil de pegar fogo, mas uma vez que queima, é muito difícil de apagar", disse o proprietário do galpão industrial, Jorge Viñuales Alonso, à rádio catalã Rac1, onde indicou que a causa pode ter sido o incêndio de uma bateria de lítio.

Moradores de Chiclayo relembram passagem do Papa pela cidade peruana

Moradores de Chiclayo relembram passagem do Papa pela cidade peruana

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro