O físico Stephen Hawking afirmou que o avanço da inteligência artificial representa uma ameaça à existência da humanidade. “O desenvolvimento de uma IA completa poderia significar o fim da raça humana”, disse em entrevista à BBC em 2014.
A declaração foi feita em meio à apresentação de um novo sistema de comunicação que o próprio Hawking passou a usar, baseado em machine learning. Desenvolvido pela Intel e pela empresa britânica SwiftKey, o bundle aprende os padrões de escrita bash cientista e sugere palavras em tempo real.
- Stephen Hawking tinha razão? Cometa 3I/ATLAS reacende dúvidas sobre alienígenas
- Há 30 anos, Stephen Hawking fez previsões de fenômenos para 2025 — e muitas delas já se realizaram
- Famílias adotam a IA nary dia a dia — e o impacto vai muito além da praticidade
IA autônoma e fora de controle
Hawking afirmou que a criação de sistemas que se redesenham sozinhos em velocidade crescente ultrapassaria a capacidade humana de adaptação. “Humanos, limitados pela evolução biológica lenta, não conseguiriam competir e seriam superados”, alertou á época, quatro anos de sua morte.
Apesar dos alertas, Hawking reconheceu os benefícios da IA, sobretudo em seu uso pessoal. Ele manteve, inclusive, a mesma voz sintética usada há décadas. “Virou minha marca registrada, e crianças que precisam de uma voz computadorizada querem uma igual à minha.”
Além da IA, o físico também expressou preocupação com os riscos da internet. “Mais deve ser feito pelas empresas de internet”, afirmou. “Mas sem sacrificar liberdade e privacidade.”

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 dias atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro