9 meses atrás 22

O Assunto #1382: O pior incêndio da história de Los Angeles

Mais um evento climático extremo devasta a paisagem natural e desaloja milhares de pessoas. Chamas passam de 12 metros de altura e mais de 150 mil pessoas deixaram suas casas.


Mais um evento climático extremo devasta a paisagem natural e desaloja milhares de pessoas. Há dias, a cidade famosa no mundo inteiro por sediar os mais importantes estúdios de cinema arde em chamas – algumas delas com altura superior a 12 metros. Mais de 150 mil pessoas tiveram que deixar suas casas por causa do fogo e cinco morreram.

É comum que essa região da Califórnia enfrente incêndios florestais. O problema é que eles têm ficado cada vez mais frequentes, incontroláveis e avassaladores por causa das mudanças climáticas. De acordo com um estudo publicado na revista Science, desde 2020, as queimadas passaram a se espalhar quase quatro vezes mais depressa do que há 20 anos

Neste episódio, Natuza Nery conversa com a cineasta brasileira Luiza de Moraes, que mora no bairro que é o epicentro do incêndio em Los Angeles – ela gravou sua entrevista do alto do telhado de uma casa que não fora atingida pelo fogo. Luiza, que vive desde os 7 anos na cidade, relata que teve que deixar sua própria casa depois que as chamas chegaram à vizinhança e tomaram alguns imóveis.

Participa também do episódio a jornalista Ligia Modena, que viu de cima o rastro de destruição do fogo: ela voltou a Los Angeles, onde mora há 5 anos, de avião durante o momento mais crítico do desastre.

O que você precisa saber:

Incêndios em Los Angeles — Foto: Reuters/Ringo Chiu

 impossível respirar

Los Angeles: impossível respirar

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro