É possível aproveitar o máximo do ChatGPT solicitando que a ferramenta assuma o papel de especialista em determinada área. O chatbot de inteligência artificial (IA) da OpenAI, apesar de ser uma ferramenta eficiente, pode conceder respostas pouco aprofundadas ou ambíguas em diferentes cenários. Para evitar isso, os usuários podem solicitar à plataforma para responder como um profissional da área em questão, garantindo respostas mais completas e satisfatórias. O chatbot não substitui um profissional completo e, segundo à própria OpenAI, as respostas podem apresentar erros, entretanto, trabalhar com o ChatGPT no "modo especialista" pode otimizar tarefas diárias. Para saber como utilizar o ChatGPT nesse modo, acompanhe o conteúdo a seguir!
O ChatGPT pode ser o “especialista” que você procura; saiba como — Foto: Reprodução/OpenAI O ChatGPT pode ser uma ferramenta útil para auxiliar em tarefas que envolvem escrita criativa. Ao solicitar à ferramenta que assuma o papel de um escritor ou de um profissional da escrita é possível criar conteúdos mais ricos, complexos ou consistentes. Para extrair o máximo da ferramenta, o usuário pode adicionar ao comando que, além de assumir o papel de um especialista, a inteligência artificial também interprete papéis ou foque em um tema, gênero ou estrutura literária.
Um exemplo de prompt que pode ser usado nessa situação é o seguinte: “Você é o escritor de obras futuristas. Atualmente, está escrevendo uma ficção acerca de um futuro distópico onde a humanidade está quase extinta e os sobreviventes lutam contra criaturas estranhas”. Caso queira deixar o comando ainda mais completo, também é possível solicitar para a IA escrever semelhantemente a um escritor famoso no gênero ou de gêneros semelhantes.
O ChatGPT pode criar conteúdos criativos que se assemelham a produções de autores famosos — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira Profissionais de diferentes áreas podem aplicar o ChatGPT em diferentes tarefas. Ao solicitar que a ferramenta assuma o papel de um especialista em uma área específica, a inteligência artificial pode fornecer respostas mais técnicas ou auxiliar em tarefas complexas, como redigir e-mails e relatórios, fazer a leitura e interpretação de dados, gerar insights, entre outros.
Um exemplo de prompt que pode ser utilizado nesses cenários é o seguinte: “Imagine que você é um recrutador de uma grande empresa e está marcando entrevistas com potenciais candidatos. Nesse cenário, gere um e-mail formal para informar ao candidato que a entrevista será realizada no dia 05 de Abril a partir das 10 horas da manhã”. Nesse caso, ao solicitar que a ferramenta assuma o papel de um recrutador, é possível reduzir o risco do resultado ser genérico, além de deixar claro todas as informações necessárias.
O ChatGPT é uma ferramenta valiosa para auxiliar na escrita de e-mails formais — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira Para aprendizagem e pesquisa
Solicitar ao ChatGPT para agir como um especialista em determinado tema de pesquisa permite utilizar a ferramenta como fonte de consulta eficiente. A inteligência artificial consegue simplificar assuntos complexos, produzir resumos, fornecer respostas educativas e criar exercícios para auxiliar na absorção do conteúdo. Além disso, a IA também pode ser utilizada como uma ferramenta para auxiliar professores ou profissionais da educação que buscam formas de adaptar o ensino para diferentes alunos.
Por exemplo, caso esteja produzindo um trabalho relacionado a formas de vida aquáticas, é possível fornecer um prompt como: “Você é um biólogo marinho especializado em ecossistemas de águas profundas. Explique as características físicas, os hábitos alimentares e as adaptações ao ambiente dos animais marinhos abissais. Inclua exemplos de espécies notáveis, como o peixe-pescador, e descreva como essas adaptações os ajudam a sobreviver em condições extremas, como alta pressão e ausência de luz”. Dessa forma, a ferramenta sabe exatamente como deve agir e qual tema deve abordar.
É necessário conferir a veracidade das informações fornecidas pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira A inteligência artificial também pode auxiliar em tarefas do dia a dia. Essa aplicação pode ser especialmente útil para pessoas que possuem dificuldade em alguma tarefa doméstica ou desejam ajuda em tarefas simples e repetitivas, como criar listas de tarefas, buscar por receitase, até mesmo, criar uma rotina de treinos.
Um exemplo dessa aplicação é o seguinte: “Você é um especialista em atividades recreativas. Sugira três hobbies criativos para alguém que gosta de arte, mas tem pouco tempo livre”. Nesse caso, a inteligência artificial fica livre para fornecer sugestões que façam sentido para o usuário e que resolvam seu problema da melhor forma possível.
A inteligência artificial do ChatGPT pode auxiliar em tarefas do cotidiano — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira Veja também: Como usar ChatGPT? Veja o que é e como acessar chatbot da OpenAI
Como usar ChatGPT? Veja o que é e como acessar chatbot da OpenAI

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
20


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/o/Q/hEOb38Q2Wxl0jBnAxB9w/b262f452c417f4cbc282703f930512f5cc751d4a.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/o/Z/aVZJF3S1Sya9AxBiMGWQ/fernandopodolski-31-.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro