1 ano atrás 58

O que é spin off? Veja significado e exemplos de séries do tipo

Os spin-offs são produções derivadas de obras já consolidadas e permitem explorar diferentes aspectos e contextos de uma história. Alguns exemplos de sucesso são The Mandalorian (2019), que expande o universo dos caçadores de recompensa da franquia Star Wars (1977). Já Young Sheldon (2017), conta a história da infância do protagonista da sitcom de sucesso The Big Bang Theory (2007). Para quem curte esse estilo de produção, é possível conferi-las em streamings como Netflix, Disney+ e Amazon Prime Video.

Pensando em quem ainda não entendeu o termo, o TechTudo preparou uma matéria explicando tudo o que você precisa saber, além de mostrar as diferenças entre spin-off, prequel e sequel. Confira, a seguir, exemplos do estilo, onde assisti-los e quais produções possuem obras do tipo.

 Divulgação/IMDb Young Sheldon é um spin-off que expande o universo de The Big Bang Theory — Foto: Divulgação/IMDb

Confira a seguir a explicação do termo e alguns exemplos de títulos.

  1. O que é spin-off e o que significa?
  2. Diferença entre prequel, sequel e spin-off
  3. Exemplos de spin-off
  4. Quais séries têm spin-offs?
  5. Onde assistir a spin-offs?

1. O que é spin-off e o que significa?

A tradução de spin-off significa derivação ou adaptação no português. Essas produções expandem determinado universo cinematográfico ao contar novas histórias ambientadas em um mesmo contexto. No geral, obras que fazem um grande sucesso podem ganhar um spin-off para manter uma audiência já consolidada e explorar novas tramas. Um exemplo é a série The Boys (2019), que recebeu uma derivação, Gen V (2023), que conta uma história ambientada durante a terceira e quarta temporada do seriado original. A trama se passa uma escola de combate administrada pela Vought International, com jovens alunos que treinam seus poderes.

 Divulgação/IMDb Gen V é uma adaptação original do Prime Video — Foto: Divulgação/IMDb

2. Diferença entre prequel, sequel e spin-off

Apesar de diferentes entre si, os termos podem apresentar confusão sobre os seus significados. Todos eles têm em comum o fato de serem uma produção inédita em um universo já consolidade por uma obra original. Porém, o spin-off se trata de história totalmente nova que acontece no mesmo universo da obra original. É o caso Narcos: México (2018), que conta uma história ambientada em outro local, mas no mesmo universo da série original.

Já um prequel é uma trama que se passa antes do título em que se baseia, mesmo sendo lançada depois, como em Universidade Monstros (2013), que mostra os protagonistas de Monstros S.A (2001) antes de se conhecerem e trabalharem juntos. Por fim, o sequel é uma sequência, ou seja, dá continuidade a história contada, como em Toy Story 2 (1999), que continua o enredo dos bonecos do primeiro título.

 Arte/TechTudo Narcos: México, Universidade Monstros e Toy Story 2, respectivamente — Foto: Arte/TechTudo

Um exemplo de spin-off de sucesso é House of The Dragon (2022), que se passa mais de 200 anos antes dos eventos de Game of Thrones (2011). O enredo mostra o reinado da casa Targaryen em Westeros e narra a guerra civil que levou à extinção dos dragões, como citado na produção em que se baseia. Enquanto isso, os meio-irmãos Aegon II e Rhaenyra almejam o trono após a morte do pai Viserys I.

Outro exemplo de série que ganhou spin-offs é The Vampire Diaries (2008), que conta a história de uma jovem adolescente que se envolve com dois irmãos vampiros. A produção recebeu dois spin-offs, The Originals (2013) e Legacies (2018), que acompanham novas aventuras dos vampiros, lobisomens e bruxas do universo. Devido ao sucesso das produções, a showrunner Julie Plec (Containment) confirmou que possui planos para um novo derivado baseado em histórias não adaptadas dos livros Os Diários do Vampiro, de L.J. Smith.

 Divulgação/HBO Max A Casa do Dragão conta a história sobre os ancestrais de Daenerys, protagonista de Game Of Thrones — Foto: Divulgação/HBO Max

4. Quais séries têm spin-offs?

Devido ao sucesso que fizeram, algumas séries receberam spin-offs para expandir sua história. Um exemplo disso é a série pós-apocalíptica de zumbis, The Walking Dead (2010), que primeiramente recebeu Fear the Walking Dead (2015) e, atualmente, o título conta com outros cinco spin-offs produzidos. Além dela, o aclamado e considerado por muitos o melhor seriado já feito, Breaking Bad (2008) recebeu uma adaptação chamada Better Caul Saul (2015), que expande a história do advogado Saul Goodman, advogado de Walter White e Jesse Pinkman na produção da qual a série se baseia. A longeva trama Grey's Anatomy (2005) também não ficou para trás e conta com três derivações, são elas Estação 19 (2018), Private Practice (2007) e Grey's Anatomy: B-Team (2018).

 Reprodução/JustWatch Better Call Saul é um spin off da aclamada série Breaking Bad — Foto: Reprodução/JustWatch

5. Onde assistir a spin-offs?

Para quem curte esse tipo de trama, as produções podem ser encontradas em diversos serviços de streamings. O catálogo do Disney+, por exemplo, conta com The Mandalorian (2019). Enquanto na Netflix é possível assistir Better Caul Saul (2015), Narcos: México (2018) e Young Sheldon (2017). Já a Max possui House of The Dragon (2022), Cidade de Deus: a Luta Não Para, Legacies (2018) e o recente O Pinguim (2024). O Amazon Prime Video disponibiliza para seus assinantes Fear The Walking Dead (2015), Gen V (2023), The Originals (2013) e Oito Mulheres e um Segredo (2018).

 Divulgação/Warner Bros. Young Sheldon conta a história da infância de Sheldon Cooper — Foto: Divulgação/Warner Bros.

🎥Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro