8 meses atrás 25

O que é Tralalero Tralala? Entenda o meme que tomou conta das redes sociais

O meme viral "Tralalero Tralala" dominou as redes sociais nas últimas semanas e muitos usuários compartilharam imagem da figura conhecida por ser um tubarão usando tênis na areia da praia. Além dele, outras figuras chamadas de "Bombardino Crocodilo" e "Tung, Tung, Tung Sahur" foram compartilhadas em massa com diversas montagens em vídeo e imagens estáticas feitas por meio de ferramentas de inteligência artificial. Esses personagens são caracterizados por serem fusões cômicas entre elementos conhecidos, como meios de transporte, roupas, e seres antropomórficos ou até mesmo animais.

O tubarão de tênis, tralalero tralala, é o italian brainrot mais buscado no Brasil nos últimos 30 dias. Segundo dados Google, compartilhados com exclusividade com o TechTudo, as pesquisas pelo termo “tralalero tralala” aumentaram +350% no Brasil e pessoas de pelo menos 77 países já pesquisaram sobre o tema no buscador. O dia 10 de maio, foi o 2º dia com mais buscas sobre tralalero tralala no Google no Brasil, atrás somente de 26 de abril. A seguir, saiba o verdadeiro significado desses termos e o que faz com que eles sejam tão compartilhados online.

 Reprodução/Cults 3D O meme Bombardiro Crocodilo é uma mistura de um crocodilo com um avião — Foto: Reprodução/Cults 3D

O que é “Tralalero Tralala”?

Apesar da narração dos vídeos e músicas parecerem-se minimamente com fonemas e sons típicos do idioma italiano, a ideia é somente criar um conteúdo cercado por essa perspectiva de "nonsense” e trazer um tom cômico em meio a falta de um significado real. Algumas paródias musicais geradas com inteligência artificial, como a da música “Havana” de Camila Cabello, foram popularizadas no TikTok e no Instagram. Além disso, outras montagens musicais com essas figuras em outros ritmos, como funks e eletrônica, começaram a se popularizar em diversas plataformas.

 Reprodução/Nilla Poko (Youtube) O meme Tralalero Tralala remete a um Tubarão usando tênis na areia da praia — Foto: Foto: Reprodução/Nilla Poko (Youtube)

Apesar da expressão ser popularizada como meme, o dito “Tralallero” realmente existe e diz respeito a um gênero musical tradicional da região da Ligúria, na Itália, especialmente da cidade de Gênova. O Trallalero, com dois “l” s é um tipo de canto executado geralmente por grupos masculinos, muitas vezes sem acompanhamento instrumental. O nome vem dos sons vocais como "tra-la-là", que imitam instrumentos musicais no canto.

'Tralalero' no Google Trends: o que os números dizem?

Nos últimos 30 dias, o "Tralalero" foi o 5º termo mais buscado no Brasil dentro do Google e algumas dúvidas como “o que é tralalero tralala?” e “qual é o significado de tralalero tralala?” foram as perguntas mais buscadas sobre o assunto no mesmo período. Além disso, as buscas sobre brainrot aumentaram sete vezes no Brasil nos últimos 30 dias (+620%). Nesse período, o termo “italian brainrot” subiu +500% no Brasil. “Meme brainrot” também teve alta no Brasil: +720%.

A expressão diz respeito ao fenômeno de “apodrecimento cerebral”, sendo uma expressão utilizada de maneira informal para descrever o sentimento de desgaste mental e intelectual causado pelo consumo excessivo de conteúdos superficiais, digitais e com pouca profundidade. Principalmente em redes como o “TikTok”, onde a presença de diversos vídeos curtos e dinâmicos predominam, a possibilidade de um usuário entrar nesse quadro psicológico é infinitamente maior.

 Reprodução/Unsplash O uso de tela em excesso e consumo de conteúdos em alto volume pode ser um passo inicial para um quadro de "Brainrot" — Foto: Reprodução/Unsplash

Os chamados “Memes Brain Rot” podem ser definidos como uma materialização desse estado psicológico de desgaste mental. Ao cansar muito o cérebro por conta do consumo de conteúdos superficiais de maneira excessiva, o usuário pode sentir uma dificuldade maior de concentração, memória e desenvolver pensamento crítico ao consumir conteúdos com graus de complexidade maior.

Veja também: Você confia em IA? Alunos revelam se já 'colaram' com a ferramenta

Você confia em IA? Alunos revelam se já 'colaram' com a ferramenta

Você confia em IA? Alunos revelam se já 'colaram' com a ferramenta

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro