Embora os celulares Android sejam reconhecidos pelo bom desempenho, dispositivos mais intermediários e até mesmo modelos topo de linha podem apresentar lentidão. Felizmente, alguns truques simples, aplicados diretamente no sistema operacional, podem ajudar a resolver esse problema. Limitar a escala de animação, utilizar versões Lite de aplicativos, liberar espaço de armazenamento e reiniciar o smartphone regularmente são algumas das estratégias que podem ser exploradas. Nas próximas linhas, confira 10 truques para melhorar o desempenho do seu Android e deixá-lo mais rápido no dia a dia.
Algumas configurações do Android podem deixar o celular mais rápido — Foto: Reprodução/ Denny Müller O que fazer quando o Android está lento? 10 truques que podem resolver
No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
Se o seu Android é um dispositivo com configurações mais modestas de hardware, um truque muito útil para deixá-lo menos lento é limitar a escala de animação do sistema. Ao reduzir a velocidade das animações, os efeitos de transição entre telas ficam mais discretos, tornando a navegação mais ágil e transmitindo uma sensação maior de fluidez no desempenho do aparelho. No entanto, para realizar esse ajuste, é necessário ativar o modo “Desenvolvedor do sistema”.
Acesse “Configurações”, toque em “Sobre o telefone” e, em seguida, em “Informações sobre o software”. No campo “Número da versão”, toque sete vezes até que apareça um pop-up informando que o modo desenvolvedor foi ativado. Depois, volte à tela inicial das “Configurações” e toque em “Opções do desenvolvedor”. Role até a seção “Desenho” e, nas opções, “Escala de animação da janela”, “Escala de animação de transição” e “Escala de duração do Animato”, reduza para 0,5x.
Limite a velocidade de animações para deixar a navegações do Android mais fluida — Foto: Rubens Achilles/TechTudo 2. Desativar apps em segundo plano
Embora existam discussões sobre os reais benefícios de desativar aplicativos em segundo plano no Android, esse é um truque muito útil para reduzir a lentidão do celular. Mesmo quando os apps estão fechados, alguns continuam executando atividades ocultas, consumindo bateria, drenando a memória RAM e comprometendo o desempenho do aparelho.
Nesse caso, vale a pena restringir o funcionamento dos softwares que você não utiliza com frequência. Para isso, acesse “Configurações”, toque em” Bateria” e depois em” Limites de uso em segundo plano”. Em seguida, ative a opção” Suspender aplicativos não usados”.
Desative apps em segundo plano no Android — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo 3. Limpar o cache de apps pesados
Limpar o cache de aplicativos e do navegador é um truque clássico para melhorar o desempenho de um Android lento. Embora os arquivos temporários (cache) sejam úteis para abrir sites e carregar informações de apps com mais rapidez, o acúmulo excessivo desses dados pode ocupar o armazenamento interno e prejudicar o funcionamento do aparelho. Como o Android não oferece uma opção para limpar todos os caches de uma só vez, é necessário fazer isso em duas etapas:
Limpar o cache dos aplicativos: Acesse "Configurações”, toque em” Aplicativos” e selecione o aplicativo desejado na lista exibida. Em seguida, toque em “Armazenamento” e, na parte inferior da tela seguinte, clique em “Limpar cache”.
Limpar o cache do navegador (Google Chrome): Toque nos três pontinhos no canto superior direito da tela para abrir o menu e selecione “Excluir histórico”. Na janela que será exibida, toque em “Mais opções” e marque somente a opção “Imagens e arquivos em cache”. Por fim, clique em “Excluir dados” para concluir.
Veja como limpar o cache de apps no Android — Foto: Reprodução/Diego Cataldo Manter o sistema operacional atualizado é uma das melhores formas de combater a lentidão no Android. Os updates trazem otimizações que melhoram o desempenho do aparelho. Então, se você é do tipo que costuma ignorar os avisos de atualização, vale repensar esse hábito. Para verificar se há uma versão atualizada do sistema disponível, acesse “Configurações”, toque em “Atualização de software”, depois em “Baixar e instalar” e aguarde a verificação para instalá-la caso seja possível.
Mantenha seu Android atualizado — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 5. Usar “versões Lite” de apps
Outro truque para resolver o problema de lentidão no Android é utilizar versões Lite de aplicativos. Essas versões são projetadas para serem mais leves e simplificadas em relação aos apps tradicionais, consumindo menos espaço de armazenamento e menos dados móveis. Facebook e Instagram, por exemplo, oferecem versões Lite de seus modelos originais.
Embora a interface mais simples e a ausência de algumas funcionalidades possam ser pontos negativos para alguns usuários, em alguns casos é necessário recorrer a essa alternativa para manter um celular funcionando de forma rápida e eficiente.
Use versões lite de apps — Foto: Letícia Rosa/TechTudo 6. Remover widgets desnecessários
Widgets como calendário, clima, dados de saúde e música na tela inicial do Android consomem memória RAM, o que pode resultar em lentidão no desempenho do celular. Uma dica é revisar os widgets e, ao identificar algum desnecessário, removê-lo. Se o seu Android for um aparelho com configurações modestas de hardware, o ideal é ir além e manter a tela inicial totalmente limpa, sem nenhum widget habilitado.
Remova widgets desnecessários da tela inicial do Android — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo 7. Desativar a sincronização automática de apps
Um dos principais responsáveis pela lentidão do Android é a sincronização automática de aplicativos. Muitos deles, principalmente redes sociais e e-mails, enviam constantemente dados e buscam novas informações para manter as notificações em tempo real. É verdade que, dependendo do aplicativo, essa atividade é importante. No entanto, para outros, como o Google Fotos ou o Google Drive, não há justificativa para submeter o celular a esse tipo de demanda rotineira.
Nesse caso, vale a pena desativar a sincronização automática de alguns apps com menor uso, como jogos, editores de foto e vídeo, e outros que não sejam essenciais para o seu dia a dia. Para isso, vá em “Configurações” e toque em “Contas e backup”. Em seguida, clique em “Gerenciar contas” e desabilite a opção “Sincronizar Dados automaticamente”.
Desative a sincronização automática de apps no Android — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo 8. Ativar “Download apenas via Wi-Fi”
Embora seja importante e necessário manter seus aplicativos atualizados, permitir que a Google Play Store faça isso automaticamente usando a rede móvel pode contribuir para a lentidão do Android. Por isso, o recomendado é ajustar as configurações da Play Store para que os downloads de atualizações ocorram somente via Wi-Fi.
Para configurar isso, abra a Play Store e toque na sua foto de perfil para acessar o menu. Em seguida, vá em “Configurações”, toque em “Preferências de rede” e depois em “Preferências de download de apps”. Por fim, selecione a opção “Somente por Wi-Fi”.
Habilite a Play Store para fazer download apenas por Wi-Fi — Foto: Letícia Rosa/TechTudo 9. Liberar espaço de armazenamento
Se você quer resolver o problema de lentidão no Android, libere espaço de armazenamento e mantenha pelo menos entre 15% e 20% da memória livre. O sistema precisa desse espaço para “respirar” e executar tarefas sem comprometer o desempenho. Remova arquivos grandes, como fotos e vídeos e desinstale aplicativos que você não utiliza mais. Outra alternativa é enviá-los para um backup na nuvem.
Libere espaço de armazenamento enviando arquivos grandes para a nuvem — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo 10. Reiniciar o celular regularmente
Reiniciar o celular regularmente é uma ação que contribui com o desempenho de seu Android. A reboot encerra processos comprometem o desempenho do aparelho e ainda dá um “refresh” na memória RAM, deixando o smartphone mais leve e preparado para mais uma semana de uso intenso. Em aparelhos da Samsung, por exemplo, é possível programar o telefone para reiniciar automaticamente quando o sistema identificar necessário.
Para isso, acesse “Configurações”, toque em “Assistência do aparelho” e role a tela até encontrar a opção “Otimização automática”. Ative o recurso “Reiniciar quando necessário” e defina um horário específico para a reinicialização.
Reinicie o Android regularmente — Foto: Gisele Barros/TechTudo Veja também: Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!
Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
19
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/d/8/hTnBnbQNyRJ1E3BnWP6Q/rebelde-novela.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/p/r/lVUQnDQMOKolMRtRANfg/elon-musk-optimus.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/o/s/J4sRaGQJyCv15wrUPFBA/imagem-2026-01-22-122327810.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/B/Y/EMhJAKSiu1W61NjBkXAw/screenshot-159.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro