9 meses atrás 33

O que guardar (ou não) na geladeira? Saiba sobre alface, banana e mais

Saber quais alimentos guardar dentro ou fora da geladeira pode ser uma tarefa mais complicada do que parece, já que isso pode resultar em desperdício dos alimentos quando mal armazenados. Alguns alimentos podem perder textura, sabor, ou até mesmo apodrecer e causar danos a saúde da sua família se não guardados da forma correta. Além disso, um local inadequado pode fazer com que os alimentos percam nutrientes ou causem a proliferação de microrganismos.

Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia com tipos de alimentos que devem ser armazenados na geladeira e aqueles que devem ser mantidos fora dela. Dessa forma, você vai saber como manter os alimentos saudáveis e ainda prolongar a validade dos mesmos. Confira!

 Divulgação/ Electrolux Electrolux possui modelos de geladeira frost free com duas e três portas — Foto: Divulgação/ Electrolux

✅ O que guardar na geladeira?

  1. Laticínios
  2. Carnes e ovos
  3. Frutas cortadas
  4. Molhos e conservas abertas
  5. Sobras de comida

Laticínios como leite, iogurte, queijo e manteiga precisam ficar na geladeira para durarem mais e continuarem seguros para o consumo. O leite, por exemplo, pode até ficar em um armário enquanto está fechado, mas, após aberto, vai direto para a geladeira e não sai mais de lá. Já o leite materno tem um prazo diferente: quando refrigerado, dura até 12 horas.

A manteiga é um caso à parte. Dá para deixar fora da geladeira por algumas horas para amolecer, mas, para impedir a proliferação de bactérias, o melhor é guardar pela maior parte do tempo. Assim, na hora de organizar o seu refrigerador, prefira colocar os laticínios nas prateleiras do meio, onde a temperatura se mantém mais estável.

 Reprodução/Freepik É importante que você guarde o leite dentro da geladeira — Foto: Reprodução/Freepik

Alguns alimentos, como carnes e ovos, precisam ficar na geladeira o tempo todo para não estragarem. A carne, por exemplo, pode acumular bactérias que fazem mal à saúde se não for refrigerada. Por isso, se não for usá-la nos próximos dias, o melhor é congelar. Assim, dura mais e continua segura para o consumo.

Com os ovos, a regra é parecida. Eles também precisam ficar na geladeira, mas, de preferência, no fundo, onde a temperatura é mais estável. O ideal é guardar na própria embalagem ou em potes plásticos, e sem lavar antes, já que a casca tem uma proteção natural. Além disso, não os coloque na porta da geladeira, pois as variações de temperatura nesse espaço podem facilitar o surgimento de bactérias.

 Reprodução/Freepik A carne deve ser mantida sempre dentro da geladeira — Foto: Reprodução/Freepik

Manter as frutas cortadas é comum para aquelas pessoas que gostam de comer saudável e precisam de praticidade para manter essa rotina. Mas, é fundamental lembrar que esses alimentos devem ser armazenados na geladeira a todo tempo para evitar que escureçam ou percam nutrientes. É ideal guardar as frutas em potes herméticos que vedam bem os alimentos, para que assim elas fiquem frescas e seguras para consumo por mais tempo.

4. Molhos e conservas abertas

Molhos e conservas podem ser mantidos no armário até serem abertos para consumo. Depois disso, é importante mantê-los sempre na geladeira para evitar riscos de contaminação e proliferação de microrganismos. Ketchup e maionese podem continuar na embalagem original. Já conservas como pastas, patês e milho é melhor colocar num potinho de plástico bem fechado, pra não perderem o sabor, a textura e nem pegarem cheiro ou contaminação do ar.

Muita gente costuma preparar comida em maior quantidade para durar a semana toda e não precisar cozinhar todo dia — ou então acaba sobrando mesmo, numa refeição comum. De qualquer maneira, o ideal é sempre guardar e evitar o desperdício, tendo em mente que essas comidas precisam ir para a geladeira em potes herméticos bem fechados. Afinal, é isso que vai ajudar a manter o sabor e evitar que bactérias e outros micro-organismos contaminem as sobras.

 Divulgação/Pexels (Keegan Evans) Comida no pote de marmita — Foto: Divulgação/Pexels (Keegan Evans)

❌ O que não guardar na geladeira?

  1. Pães – Ficam duros mais rápido
  2. Batata e cebola – Mudam de textura e sabor
  3. Tomate – Perde sabor e textura
  4. Banana – Escurece mais rápido
  5. Café em pó – Absorve umidade e odores

O pão deve ser guardado fora da geladeira para que sua textura e sabor sejam mantidos por mais tempo, já que o ar seco do aparelho pode fazer com que o alimento fique duro e ressecado. Para durar ainda mais, uma dica é embalá-lo em plástico filme e guardá-lo no freezer, onde pode durar até três meses. Mas, para consumo regular, ele deve ser mantido bem fechado, dentro da sua embalagem própria ou em pote com tampa, e em local fresco.

Apesar de muita gente guardar esses alimentos na geladeira, o ideal é deixar batata e cebola fora dela, em um lugar fresco e bem ventilado. No caso da batata, o frio transforma o amido em açúcar, o que muda o sabor e a textura. Além disso, o ambiente gelado acelera o aparecimento daqueles brotinhos verdes, que deixam a batata imprópria pra consumo. Já a cebola, quando refrigerada, acaba absorvendo umidade, perde a crocância e ainda pode criar mofo. Por isso, melhor deixar as duas num cantinho arejado da cozinha.

 Reprodução/Freepik Alguns alimentos devem ser mantidos fora da geladeira para garantir seu sabor — Foto: Reprodução/Freepik

Muita gente talvez não saiba, mas o tomate também é um daqueles alimentos que não vai bem na geladeira. O frio pode deixar ele mole e atrapalhar o amadurecimento, o que faz com que perca a suculência. Assim, o ideal é deixá-lo em temperatura ambiente e fora de embalagens plásticas.

Para preservar sua textura e sabor, a banana deve ser mantida fora da geladeira, ainda com sua casca amarela. Se começar a escurecer, uma boa opção é armazená-la no freezer, o que ajuda a conservar a fruta por mais tempo. Uma dica para prolongar ainda mais a durabilidade é descascar, mergulhar no suco de limão e congelar em sacos herméticos. Desse jeito, a banana pode durar cerca de um mês.

O café em pó deve ser armazenado em um pote escuro e em um local fresco, para preservar suas características. A umidade da geladeira pode alterar suas propriedades, e o ar frio também afeta o sabor e o aroma, já que o café tende a absorver odores de outros alimentos ao redor.

 Reprodução/Getty Images Café em pó não pode ser guardado dentro da geladeira, pois o frio do aparelho pode mudar suas propriedades — Foto: Reprodução/Getty Images

Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro