Você provavelmente já tirou as roupas da máquina e, em vez do cheiro de limpeza, sentiu um odor desagradável de mofo ou roupa guardada. Em outros momentos, percebeu que, mesmo após o ciclo completo, as peças não pareciam totalmente limpas. Quando isso acontece, o problema pode não estar no sabão, mas na própria máquina de lavar, que pode ter se tornado a casa de fungos e bactérias.
Isso geralmente ocorre por hábitos que parecem inofensivos, como esquecer as roupas molhadas no interior ou nunca fazer uma higienização interna do aparelho. Para garantir que sua máquina seja sempre uma solução, e não a causa do problema, o TechTudo reuniu os sete erros que estão sabotando sua lavanderia sem que você perceba.
Confira sete hábitos que podem destruir a sua máquina de lavar — Foto: Reprodução/Freepik Coisas que você não pode fazer na máquina de lavar
Costumes simples e que fazemos cotidianamente podem estar estragando a máquina de lavar. Por isso, preparamos esse guia completo, que irá ajudar a reconhecer as ações prejudiciais e saber o que não fazer no eletrodoméstico. Veja abaixo os tópicos que abordaremos e, em seguida, leia o texto completo.
- Ignorar as etiquetas das roupas
- Sobrecarregar o tambor
- Deixar roupas molhadas no interior
- Não separar roupas por cor e tecido
- Usar sabão em pó ou amaciante demais
- Não lavar a máquina
- Deixar a máquina em local quente e seco
1. Ignorar as etiquetas das roupas
As etiquetas das roupas vêm com instruções de lavagem por um bom motivo. Lavar uma peça com água quente demais, ou levar a roupa errada à centrifugação, pode acabar estragando o seu guarda-roupa. Por isso, é importante seguir as orientações nos símbolos da etiqueta, como a temperatura máxima da água e o tipo de ciclo de lavagem ideal para cada roupa. Vale lembrar que, quando uma peça indica que a lavagem deve ser feita apenas à mão ou a seco, colocá-la na máquina é um erro que pode não ter volta. Ignorar esses avisos pode encolher uma blusa de lã, deformar um sutiã, desbotar uma roupa ou rasgar um tecido delicado e ninguém gosta disso.
É importante consultar os símbolos de lavagem antes de colocar as roupas na máquina — Foto: Reprodução/Getty Images 2. Sobrecarregar o tambor
Tentar enfiar o máximo de roupas possível no cesto pode parecer uma economia de tempo, mas o efeito é exatamente o oposto. Quando a máquina fica sobrecarregada, as peças ficam pressionadas entre si e não há espaço necessário para a centrifugação, nem para espalhar o sabão. Ou seja: as peças acabam saindo da máquina mal lavadas, o que não ajuda em nada.
Além disso, esse atrito excessivo em um espaço apertado causa um estresse desnecessário nos tecidos, o que acelera o desgaste e o aparecimento de bolinhas. E não é só a roupa que sai no prejuízo. O excesso de peso força todo o conjunto mecânico da máquina de lavar, o que pode levar a ruídos estranhos, vazamentos ou até a quebra completa do motor.
Cuidado para não colocar roupas demais dentro da máquina — Foto: Reprodução/Freepik 3. Deixar roupas molhadas no interior
É comum deixar a máquina batendo e esquecer de estender as peças quando o ciclo de lavagem termina, mas esse hábito pode tornar o seu aparelho o ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias. As roupas úmidas e abafadas dentro do tambor fechado geram umidade que, com a falta de ventilação, dá início ao mofo e ao bolor.
O primeiro sinal é aquele cheiro forte e desagradável de "roupa guardada", que impregna nos tecidos de tal forma que, muitas vezes, nem uma segunda lavagem consegue resolver. Esse odor também pode acabar contaminando o interior do seu eletrodoméstico, fazendo com que as próximas lavagens também fiquem com cheiro ruim.
Esquecer roupas molhadas dentro da máquina de lavar é um convite para mofo e fungos — Foto: Divulgação/Electrolux 4. Não separar roupas por cor e tecido
Separar as peças por cor e tecido pode parecer uma “frescura” ou algo opcional, mas pular essa fase na hora de lavar as roupas pode causar estragos irreversíveis. O problema mais óbvio é a transferência de cor. Além disso, misturar diferentes tipos de tecido pode gastar roupas antes da hora. Por exemplo, lavar uma blusa delicada de malha junto com uma calça jeans causa um atrito excessivo que desgasta as fibras da peça. O correto é fazer duas separações antes de lavar: primeiro por cor e depois por tipo de tecido. Ainda, roupas pesadas, como jeans e toalhas de banho, devem ser lavadas separadamente de itens leves, como camisetas e roupas íntimas.
Separe as roupas antes de carregar a máquina de lavar — Foto: Reprodução/Freepik 5. Usar sabão em pó ou amaciante demais
Se engana quem acha que usar sabão ou amaciante demais deixa as roupas mais limpas. A verdade é que, como a máquina não consegue dissolver ou enxaguar todo o produto, o resíduo que sobra se acumula nas fibras dos tecidos. Com isso, as roupas ficam com uma aparência rígida e uma sensação pegajosa e desagradável.
Além de estragar as roupas, o excesso de produto pode danificar o seu eletrodoméstico. O sabão e o amaciante que não são dissolvidos e viram uma camada de resíduo que se acumula nas partes internas da máquina, como mangueiras, borrachas e vedações, podendo causar vazamentos e encurtar a vida útil do aparelho.
Colocar sabão demais pode terminar sujando as roupas — Foto: Reprodução/Freepik Assim como qualquer outro eletrodoméstico, a lavadora também precisa de uma limpeza periódica. Isso porque, toda a sujeira das roupas, e resíduos de sabão ou amaciante, se acumula no interior da máquina com o tempo. Sem uma limpeza periódica, o aparelho pode acabar sujando as próprias roupas. Por isso, é recomendado fazer uma higienização interna pelo menos uma vez por mês. Entretanto, se você mora em um local muito quente e úmido ou lava roupas muito sujas com frequência, o ideal é fazer essa limpeza a cada 15 dias.
É importante programar um ciclo de limpeza da máquina de lavar pelo menos uma vez por semana — Foto: Reprodução/Freepik 7. Deixar a máquina em local quente e seco
O local onde você coloca a máquina de lavar pode determinar a vida útil dela. Instalar o eletro em áreas de serviço muito fechadas, sem ventilação, ou em locais que recebem sol direto, pode causar superaquecimento. Isso porque, a máquina de lavar já gera muito calor por conta do motor durante a centrifugação e precisa dissipar esse calor em locais arejados. Deixar a máquina sob o sol também é ruim, porque a luz solar resseca e amarela o painel e as partes plásticas da máquina, além de ressecar as borrachas de vedação também antes do tempo.
É importante colocar a máquina de lavar em um local arejado — Foto: Divulgação/Brastemp Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!
Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
5 horas atrás
2


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/G/V/czSA4RRe6quhX9cepAOA/00000.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/A/R/MV4QR8STqevk5E1s3kSw/tt-instagram-01.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro