3 meses atrás 56

O Refúgio Atômico: entenda final explicado da série Netflix

A série O Refúgio Atômico chegou à Netflix e em pouco tempo, a trama entrou para o ranking de produções mais vistas da plataforma e vem conquistando o público brasileiro. Criada por Álex Pina e Esther Martínez Lobato, responsáveis por produzir o sucesso global La Casa de Papel (2017), o seriado espanhol conta com oito episódios cheios de suspense que testam os limites de sobrevivência humana.

O Refúgio Atômico traz um elenco majoritariamente espanhol, com nomes como Carlos Santos e Miren Ibarguren liderando os episódios da obra. Apesar de receber notas singelas da crítica especializada do IMDb e Rotten Tomatoes, pontuando 5,3 e 29%, respectivamente, a popularidade entre os telespectadores está crescendo com o lançamento. Veja, a seguir, o que acontece no final e a explicação do desfecho. Atenção, pois o conteúdo desta matéria contém SPOILERS!

 Reprodução/Netflix O Refúgio Atômico atingiu o top 1 de séries mais assistidas da Netflix Brasil — Foto: Reprodução/Netflix

Sinopse de Refúgio Atômico

Em Refúgio Atômico, a Terceira Guerra Mundial está prestes a estourar e a vida voltará a entrar em colapso total. Percebendo a situação, um grupo de bilionários se juntam para sobreviverem em um bunker de luxo. Lá, Max, um ex-prisioneiro, encontra Asia, uma mulher com quem dividiu um passado intenso. Logo, enquanto o mundo é tomado pela crise global, os moradores do bunker são colocados em situações de conflitos emocionais e confrontos que desafiam suas noções de segurança e moralidade.

 Reprodução/Netflix Max e Asia são um dos pontos focais e protagonistas em Refúgio Atômico — Foto: Reprodução/Netflix

Elenco de Refúgio Atômico

O elenco de Refúgio Atômico é formado por nomes conhecidos no cinema espanhol e argentino. Max Varela e Asia são interpretados por Pau Simón (Nudes) e Alicia Falcó (Exorcismos). A líder do Bunker, responsável por organizar e supervisionar os residentes, é Miren Ibarguren (Arde Madrid), no papel de Minerva. Carlos Santos (O Tempo Entre Costuras) dá vida a Rafael Varela, pai de Max e quem o convence a integrar o Bunker.

 Reprodução/Netflix Atores e atrizes de O Refúgio Atômico é formado por elenco espanhol e argentino — Foto: Reprodução/Netflix

Repercussão de Refúgio Atômico

Refúgio Atômico trouxe um bom impacto entre o público brasileiro no serviço de streaming da Netflix. Atualmente, a série lidera o top 10 de produções mais assistidas na plataforma da vermelhinha, porém, não conta com uma nota animadora entre os críticos especialistas. O seriado recebeu pontuação de 29% no Rotten Tomatoes e 5,3/10 no IMDb. Entre a comunidade, a série traz uma mistura de suspense psicológico e drama social, o que tem alcançando fãs latino-americanos.

Sobre o que é a série Refúgio Atômico?

A história de Refúgio Atômico fala sobre um grupo de bilionários refugiados em um luxuoso bunker subterrâneo chamado Kimera Underground Park. Durante a ameaça de uma guerra nuclear com capacidade para destruir o mundo, pessoas ricas e poderosas se juntam para sobreviver em um esconderijo subterrâneo, o que eles não sabiam, é que encontrariam velhos conhecidos no refúgio e teriam de lidar com conflitos pessoais, além de tensões familiares e a busca por poder entre si.

De modo geral, a trama foca em dramas psicológicos, onde o mundo externo está se desintegrando e a vida no bunker começa a ganhar novos desafios com o decorrer dos dias. Dilemas morais, interesses amorosos e o suspense pelo isolamento com um grupo selecionado de pessoas, levam os residentes a descobrirem verdades traumáticas ao final da saga.

 Reprodução/Netflix O Refúgio Atômico apresenta um grupo de bilionários buscando a sobrevivência no fim dos tempos — Foto: Reprodução/Netflix

O que acontece no final de Refúgio Atômico?

Ao término de Refúgio Atômico, os moradores do Bunker percebem que a ameaça nuclear, na verdade, nunca existiu de fato. Tudo não passou de uma armação criada por Minerva e seu irmão Ziro, com o auxílio de uma inteligência artificial chamada Roxán. O principal objetivo dos irmãos estava em agrupar um conjunto de ricões, para obter lucros de forma ilegal, alegando a vinda de uma crise global.

No clímax da temporada, Max e Asia conseguem descobrir a verdade por trás dos planos de Minerva e Ziro. Dessa forma, Max tenta escapar do Bunker e voltar ao mundo externo, porém, o final da trama não garante o que de fato acontece com o ex-presidiário. Aliás, o término da obra deixa muitas pontas soltas para entender quais serão os próximos passos do restante do grupo e o que acontecerá no bunker.

 Reprodução/Netflix Refúgio Atômico tem final revelador e inesperado — Foto: Reprodução/Netflix

Durante o desenrolar da primeira temporada, Mimi (Augustina Bisio) acaba sendo morta. A personagem se envolve nas brigas e conflitos do bunker e é assassinada de forma acidental durante um cenário de discussões da trama. A partir de sua morte, os moradores do bunker percebem que ninguém está seguro, mesmo em um local criado visando a segurança dos residentes.

Refúgio Atômico terá 2ª temporada?

Ainda não há uma confirmação oficial por parte da Netflix, tampouco pelos diretos da Refúgio Atômico, sobre o retorno da série para uma nova temporada. Contudo, a obra sugere alguns pontos em aberto no final da season de estreia, que podem ser solucionados em um futuro próximo.

Segundo Esther Martínez Lobato e Álex Pina, “Pensamos em como recomeçar as coisas, já que precisávamos fazer isso para escrever o final da temporada. Então, o que acontece imediatamente depois já está definido, assim como ideias de como ser ainda mais cruel e hardcore. O que ainda não pensamos é como a segunda temporada seria planejada.”, revelaram os criadores ao Time.

 Reprodução/Netflix Mimi é interpretada por Agustina Bisio e tem aparição encerrada na primeira temporada — Foto: Reprodução/Netflix

Onde assistir à série Refúgio Atômico?

Atualmente, Refúgio Atômico é uma produção exclusiva da Netflix. Portanto, é necessário assinar o serviço de streaming para que você possa acompanhar toda a trama do seriado e, por consequência, as próximas temporadas e novos episódios que possam ser revelados no futuro.

Vale a pena assistir ao filme Refúgio Atômico?

Refúgio Atômico tem uma abordagem similar ao que se vê em La Casa De Papel, afinal, ambas as obras foram produzidas pelos mesmos autores. Sendo assim, se você está em busca de uma produção voltada para o suspense, terror psicológico e dramas envolvendo questões morais e conflitos pessoais, certamente será animador acompanhar o enredo de Refúgio Atômico. A série consegue captar a atenção e demonstrar cada passo desde a manipulação até a descoberta da verdade de forma convincente e eficaz para os telespectadores.

 Reprodução/Netflix O Refúgio Atômico teve estreia em setembro de 2025, sem confirmação momentânea para retorno em segunda temporada — Foto: Reprodução/Netflix

📽️Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro