Na hora de posicionar a Air Fryer na cozinha, é importante ter atenção ao espaço que vai receber o produto. Afinal, nem todo canto é adequado para usar e guardar o aparelho com segurança, já que ele precisa de boa ventilação, acesso fácil a tomadas e distância de alguns objetos. Colocá-lo em locais apertados ou próximos a paredes, por exemplo, pode comprometer o desempenho e até causar superaquecimento. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com tudo o que você precisa considerar antes de definir onde colocar a fritadeira elétrica. Confira!
Onde colocar Air Fryer na cozinha? Veja o que avaliar antes de decidir — Foto: Divulgação/Britânia Como escolher o lugar ideal para colocar a Air Fryer?
- Ventilação e circulação de ar
- Proximidade de tomadas compatíveis
- Distância de áreas molhadas
- Altura ideal para uso
- Facilidade de limpeza
- Integração com o ambiente
- Outros eletros próximos
- Afinal, onde colocar a air fryer na cozinha?
- E onde não colocar?
1. Ventilação e circulação de ar
A air fryer funciona por meio da circulação rápida de ar quente e, por isso, tende a aquecer também na parte exterior. Por essa razão, é importante que o local onde ela será usada tenha boa ventilação e circulação livre de ar. Manter a fritadeira em um espaço arejado, sem paredes ou eletrodomésticos muito próximos, ajuda a reduzir o risco de superaquecimento e acidentes — que podem variar desde defeitos na parte elétrica e queimaduras até, em casos mais graves, um princípio de incêndio.
Apesar dessa necessidade de ventilação, não é recomendado posicionar o aparelho muito próximo a janelas, já que ele pode se molhar com a chuva ou receber incidência direta de luz solar. Para quem tem cozinha com ilha ou bancada, essa pode ser uma boa alternativa de local, pois mantém o aparelho afastado de paredes e outros equipamentos, além de garantir uma boa circulação de ar.
A Air fryer deve ser colocada em um local em que a ventilação não seja obstruída — Foto: Reprodução/Mercado Livre 2. Proximidade de tomadas compatíveis
A maioria dos modelos de air fryer possui tomada de 20 ampères (A), desenvolvidas para suportar uma corrente elétrica mais alta. Por esse motivo, é muito importante ter uma compatível próxima ao local onde o aparelho será instalado, já que ele não pode ser utilizado em tomadas 10A.
Inclusive, ligar a air fryer em uma tomada inadequada pode causar superaquecimento, o que tende a danificar o equipamento e até provocar curto-circuito ou incêndio. Outro benefício disso é evitar a necessidade de mover o aparelho sempre que for utilizá-lo, o que pode aumentar o risco de quedas e possíveis danos.
As air fryers costumam ter tomada de 20A, pois essas são capazes de suportar uma maior carga elétrica — Foto: TechTudo 3. Distância de áreas molhadas
Ainda que existam aparelhos que combinem água e eletricidade, a maioria dos eletrodomésticos deve ser mantida o mais longe possível de áreas molhadas. Isso vale também para a air fryer, que, em nenhuma circunstância, deve ser colocada em lugares com respingos ou umidade frequente — como em cima da pia, especialmente em cozinhas pequenas.
Afinal, se o aparelho entrar em contato com a água, pode não apenas enferrujar partes essenciais ou parar de funcionar, mas também provocar choques elétricos e até curto-circuitos. Por isso, escolha sempre um local protegido da água para posicionar sua fritadeira, seja da pia, do tanque ou da chuva.
É ideal que a air fryer não fique armazenada em locais que ficam molhados com frequência — Foto: Divulgação/Britânia Pode até parecer óbvio, mas posicionar a air fryer em uma altura adequada para quem vai usá-la é algo que merece atenção. Isso porque deixar o aparelho muito alto ou muito baixo pode dificultar o uso e até atrapalhar o funcionamento.
Por exemplo, se a fritadeira estiver em um lugar muito alto, fica mais difícil visualizar e manusear o cesto, principalmente na hora de colocar ou retirar os alimentos. Além disso, aumenta o risco de acidentes, como respingos de alimentos quentes ou até mesmo o aparelho cair, já que, em lugares elevados, é mais difícil garantir que ele está firme e nivelado.
Já em locais muito baixos, o uso também se torna desconfortável. A air fryer pode ficar abafada, especialmente se estiver em cantos, e ainda exige que a pessoa se abaixe sempre para mexer. Nesse sentido, a recomendação dos fabricantes é posicionar a fritadeira a cerca de 1,40 m do chão.
Manter a air fryer em uma altura ideal para uso ajuda a evitar incômodos por parte do manuseio — Foto: Reprodução/Amazon O local onde a air fryer ficará deve ser não apenas fácil de limpar, mas também prático para facilitar a higienização do aparelho. Como os fabricantes recomendam a lavagem após cada uso, o ideal é escolher uma bancada ampla, que ofereça espaço suficiente para realizar esse processo com conforto.
6. Integração com o ambiente
Entre os principais eletrodomésticos de uma cozinha, a air fryer costuma ter o tamanho mais compacto, mas, nem por isso, é fácil de alocar. Por isso, ao escolher o modelo, leve em conta as dimensões do aparelho para planejar o melhor local, garantindo que ele não atrapalhe a circulação nem o uso de outros equipamentos. Ainda, procure combinar o design da fritadeira com os dos demais dispositivos, para que sua cozinha mantenha uma estética harmoniosa.
Integrar a air fryer ao ambiente é importante para evitar que a cozinha fique entulhada e desorganizada — Foto: Cassol/Divulgação 7. Outros eletros próximos
Não é novidade que os fabricantes recomendam não deixar um eletrodoméstico muito próximo de outros. Isso se aplica igualmente à air fryer, especialmente porque ela esquenta também na parte externa e precisa de espaço para garantir uma boa ventilação. No caso de fogões, micro-ondas e outros aparelhos que esquentam, colocar a fritadeira perto deles pode criar uma zona de calor, o que aumenta o risco de acidentes graves.
Manter a air fryer perto de outros eletrodomésticos é um risco a segurança dos usuários, bem como ao funcionamento do aparelho — Foto: Arte/TechTudo 8. Afinal, onde colocar a air fryer na cozinha?
Se a cozinha tiver uma ilha, esse é um ótimo lugar para colocar a air fryer, pois fica distante da água e recebe boa ventilação. Outra boa opção é um carrinho de cozinha firme, preferencialmente de ferro, especialmente para quem não tem espaço na bancada ou mesa e não pode instalar um balcão na parede. Saiba mais sobre onde colocar a air fryer na cozinha.
Para garantir uma longa vida útil à sua air fryer e a segurança dos moradores da residência, é importante evitar colocá-la em áreas molhadas, perto de pias, janelas, tanques, ambientes muito pequenos, superfícies instáveis ou próximos a itens inflamáveis. Nessa matéria do TechTudo, confira onde não colocar a air fryer.
Com informações de Electrolux, Midea e Phillips.
Vídeo: Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos
Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
19

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/l/l/7cW4dCSvOC6z9gpKKZuA/fotojet-100-2-.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/T/uB6QAYTBG2YqErRTVbkQ/afp-20251209-87hr3z7-v2-midres-topshotaustraliainternetban.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro