1 ano atrás 42

Oposição critica Boulos após ele apagar post sobre aumento de renda na gestão Bolsonaro

Oposição critica Boulos após ele apagar post sobre aumento de renda na gestão Bolsonaro © Reuters Oposição critica Boulos após ele apagar post sobre aumento de renda na gestão Bolsonaro

Parlamentares da oposição fizeram nesta sexta-feira, 19, diversas críticas ao deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), que apagou uma publicação nas redes sociais que citava o crescimento da renda da população mais pobre nos cinco últimos anos, de 2017 a 2022, período que compreende os governos dos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

O conteúdo da publicação tratava de um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que foi divulgado nesta quarta-feira, 17. A nota técnica afirma que houve aumento na concentração de renda dos mais ricos do Brasil, que representam 0,01% da população. Essa parcela da sociedade teve um aumento de quase três vezes maior do que 95% do restante dos brasileiros.

Em resposta à publicação, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) perguntou ao ex-líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) a razão de ter apagado o post."Apagou por qual motivo, Boulos? Porque sem perceber admitiu que a renda do mais pobre subiu 33% durante os 4 anos do governo do presidente Bolsonaro?", escreveu ela.

O vereador de São Paulo Rubinho Nunes (União) publicou uma imagem do post de Boulos e escreveu que o psolista não tinha entendido o teor do estudo apresentado pela FGV.

"Boulos acusa Bolsonaro de ter enriquecido o povo brasileiro! Até socialista que não entende nada de economia viu que isso era um elogio. Daí ele apagou o tweet como se nada tivesse acontecido", disse o parlamentar que colaborou na fundação do Movimento Brasil Livre (MBL), mas deixou o grupo em outubro do ano passado.

Já o deputado estadual de São Paulo Gil Diniz (PL) afirmou que o psolista admitiu "sem perceber" que a renda de 95% da população foi elevada na gestão de Bolsonaro.

"E o Guilherme Boulos que apagou o tweet porque, sem perceber, admitiu que a renda de 95% da população SUBIU 33% durante os 4 anos do governo do Presidente Bolsonaro", escreveu.

De acordo com o estudo feito pelo Observatório de Política Fiscal da FGV, há um aumento da concentração de renda no País.

"Destaca-se no período recente o crescimento da renda dos muito ricos a um ritmo duas a três vezes maior do que a média registrada por 95% dos brasileiros", diz a nota técnica.

"Enquanto a maioria da população adulta teve um crescimento nominal médio de 33% em sua renda no período de cinco anos, marcado pela pandemia, a variação registrada pelos mais ricos foi de 51%, 67% e 87% nos estratos mais seletos", explica o levantamento do pesquisador Sergio Gobetti.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro