© Reuters. Oposição questiona Moraes por manter prisão de réus do 8 de Janeiro
Grupo de deputados e senadores da oposição apresentaram nesta 3ª feira (21.nov.2023) um ofício ao STF (Supremo Tribunal Federal) que questiona a manutenção da prisão preventiva de réus investigados pelos atos do 8 de Janeiro. O documento questiona a posição do relator dos casos, o ministro Alexandre de Moraes, e cita a morte de um dos detentos, ocorrida em 20 de novembro. Eis a íntegra do ofício (PDF – 2 MB).
O pedido foi assinado por 59 deputados e 8 senadores de oposição de 8 partidos. Os congressistas questionam a manutenção da detenção de 7 investigados na ação que tramita na Corte que tiveram o pedido de liberdade provisória deferido pelo MPF (Ministério Público Federal) há 2 meses.
Um deles, Cleriston Pereira da Cunha, morreu na manhã de 2ª feira enquanto tomava um banho de sol no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Teria recebido diversos atendimentos médicos durante o seu tempo de prisão, segundo o ofício, e teve pedido de liberdade deferido em 1º de setembro. Segundo o documento apresentado, o ministro Alexandre de Moraes “sequer analisou a manifestação do Ministério Público”.
O ofício foi redigido pelo gabinete do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) e assinado por integrantes de PL (Partido Liberal), Republicanos, PP (Partido Progressista), Podemos, Novo, PSD (Partido Social Democrático), União Brasil, Patriota e MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU) 




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro