8 meses atrás 13

Origem do arroba (@) tem uma história curiosa – e você nem imagina qual

O símbolo arroba “@” é um dos mais populares na comunicação que ocorre na Internet. Seja como parte do nome de usuário em diversas redes sociais, como Instagram, TikTok e X (Twitter), ou como elemento fundamental de endereços de e-mail, o arroba aparece em vários momentos do mundo virtual. Contudo, o símbolo já era usado há séculos com outros significados e passou por muitas mudanças ao longo do tempo até chegar na era da Internet. Neste guia feito pelo TechTudo, conheça a história do símbolo arroba, como ele era usado antes da web e muito mais. Confira.

 Reprodução/Unsplash/Leon Seibert Embora seja um símbolo comum na Internet, o arroba (@) já passou por muitos outras transformações; confira — Foto: Reprodução/Unsplash/Leon Seibert

Origem do arroba (@) tem uma história curiosa – e você nem imagina qual

TechTudo reuniu nove coisas que você precisa saber sobre a origem do arroba (@) no texto abaixo. A seguir, confira os tópicos que serão abordados neste guia.

  1. Qual é a origem histórica do símbolo “@”?
  2. Por que ele passou a ser chamado de "arroba" no Brasil e em países latinos?
  3. Quando e como o símbolo foi adotado nos e-mails?
  4. Como o símbolo se transformou culturalmente com a popularização da Internet
  5. Curiosidades linguísticas e visuais

1. Qual é a origem histórica do símbolo “@”?

Embora a origem exata do símbolo arroba seja desconhecida, existem algumas hipóteses mais aceitas. Uma delas é a teoria que aponta que monges da Idade Média criaram o símbolo para economizar espaço em manuscritos, combinando as letras da palavra "ad" – que, em latim, significa "em direção a". Outra hipótese diz que escritores franceses criaram o @ para diminuir os riscos de caneta necessários para escrever à, que significa "para".

O primeiro registro escrito documentado do @ ocorreu em uma carta escrita pelo comerciante de Florença, Francesco Lapi, em 1536. Acredita-se que o homem usava o arroba como unidade de medida para transportar vinho em grandes jarras de barro. Provavelmente por causa disso, o @ foi usado, mais tarde, por outros comerciantes e profissionais de contabilidade. No comércio, o arroba passou a ser um símbolo para indicar o custo unitário, como, por exemplo: "5 maçãs @ US$ 5 cada", indicando que o custo total de 5 maçãs seria de US$ 25.

 Reprodução/Pexels Antes de ser um ícone da comunicação online, o @ já era usado com outros significados — Foto: Reprodução/Pexels

2. Por que ele passou a ser chamado de "arroba" no Brasil e em países latinos?

O símbolo “@” ficou conhecido como “arroba” no Brasil e em outros países latinos por causa de uma coincidência histórica ligada às unidades de peso. A palavra “arroba” vem do árabe "ar-rubʿ", que significa “quarta parte”, e era usada para indicar uma fração de um “quintal” — uma antiga medida de peso. No comércio, principalmente no transporte de mercadorias como azeite e vinho, o símbolo “@” já era usado para representar a unidade “arroba”.

Quando o símbolo passou a ser adotado nos e-mails, seu nome original em inglês – “at” (em) – foi mantido em países de língua inglesa, mas nos países latinos ele foi associado à antiga unidade de medida. Por isso, até hoje chamamos o @ de “arroba”. Sendo assim, por causa dessa relação com a unidade de medida "arroba", esse passou a ser o nome do ícone @, um dos mais famosos da Internet, no Brasil e em países latinos.

 Arsyad Basyarudin/Unsplash Arroba é um dos símbolos mais famosos da web — Foto: Arsyad Basyarudin/Unsplash

3. Quando e como o símbolo foi adotado nos e-mails?

O arroba foi utilizado pela primeira vez nos e-mails em 1971. Na época, o engenheiro Ray Tomlinson, que trabalhava na empresa BBN Technologies, precisava conectar pessoas que programavam computadores, de modo a permitir a troca de mensagens entre eles. Para fazer isso, Tomlinson criou um endereço de duas partes, capaz de enviar e receber mensagens. Na primeira parte estava o nome do remetente ou destinatário e, na segunda parte, o identificador do computador.

Para separar as suas partes, ele escolheu o @, uma tecla pouco usada no teclado. Isso porque o símbolo para separar esses dois elementos não poderia ser muito comum em programas e sistemas operacionais, para evitar que os computadores fossem confundidos. Segundo Tomlinson, não havia muitas opções disponíveis e, por isso, ele selecionou o arroba -- que continua sendo utilizado até hoje.

 Reprodução/Jason Grow Ray Tomlinson criou adotou o símbolo @ nos e-mails em 1971 — Foto: Reprodução/Jason Grow

4. Como o símbolo se transformou culturalmente com a popularização da Internet

Com o passar do tempo, o símbolo do arroba se transformou culturalmente e passou a ser um dos principais ícones da Internet. Conforme mencionado no tópico acima, o @ continua sendo amplamente usado em serviços de e-mail, como Hotmail e Gmail, para separar o nome de usuário e o nome de domínio.

Além disso, o @ é utilizado em redes sociais para indicar o nome dos usuários, como ocorre no Instagram, TikTok e X (Twitter). Vale ressaltar que as plataformas permitem que os usuários marquem outras pessoas em publicações ao escrever " @" e o nome do usuário, fazendo com que o símbolo esteja presente diariamente no cotidiano das pessoas e nas interações que ocorrem no ambiente virtual.

 Reprodução/Bluesky Exemplo do uso do @ para indicar nome de usuário no Twitter (X) — Foto: Reprodução/Bluesky

5. Curiosidades linguísticas e visuais

O arroba é chamado de diversas maneiras em diferentes idiomas. Em inglês, o termo pode ser traduzido como "at sign". Já em italiano, o símbolo é chamado de “snail”, que significa caracol, uma referência ao formato do @, que parece com o corpo do animal. Por outro lado, em holandês, por exemplo, o símbolo é conhecido como “monkey tail”, que pode ser traduzido como rabo do macaco, também em referência ao formato do símbolo.

Por fim, vale mencionar que o símbolo @ ganhou tanto valor na comunicação, que ele foi adquirido, em 2010, como parte da coleção do Departamento de Arquitetura e Design do Museu de Arte Moderna de Nova York. A importância do símbolo inclui a revolução tecnológica que ele causou. Afinal, em vez de criar um novo caractere, Ray Tomlinson se apropriou de um já existente e pouco utilizado, encontrando novos usos e significados.

 William Guido/TechTudo Símbolo @ é chamado de diferentes nomes em diversos idiomas — Foto: William Guido/TechTudo

Veja também: Starlink vale a pena mesmo? Veja detalhes e fatos sobre a internet do Elon Musk

Starlink vale a pena mesmo? Veja detalhes e fatos sobre a internet do Elon Musk

Starlink vale a pena mesmo? Veja detalhes e fatos sobre a internet do Elon Musk

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro