O ferro de passar roupa é um aliado no dia a dia dos consumidores, ao retirar os amassados da lavagem com altas temperaturas. Alguns modelos mais modernos oferecem, ainda, outras funções, como vapor contínuo, função autolimpeza e sistema anti gotejamento. No entanto, usá-lo e esquecê-lo ligado na tomada continuamente pode trazer riscos à residência e à segurança do usuário. Entre os perigos, estão a queima de roupas, aumento na conta de luz e até mesmo incêndios. Pensando nisso, o TechTudo elaborou uma lista com sete pontos que certamente farão você desligar o ferro de passar roupa. Confira, a seguir.
Os 7 MAIORES PERIGOS de esquecer o ferro de passar roupas ligado — Foto: Reprodução/Freepik Quais os riscos de deixar o ferro de passar roupa ligado?
Deixar o ferro de passar roupa ligado pode causar diversos prejuízos ao consumidor, desde roupas estragadas e contas de luz mais caras, até aumentar o risco de um incêndio, que coloca em risco a casa e a vida dos moradores. Veja, no índice abaixo, os tópicos abordados ao longo da matéria.
- Queima de roupas
- Queima de móveis
- Danos na instalação elétrica
- Risco de incêndio
- Desgaste precoce do aparelho
- Gasto com manutenção ou reparos
- Aumento na conta de luz
Por ser uma fonte de calor, caso o ferro de passar roupa seja esquecido em contato com os tecidos, ele poderá deixar marcas de queimadura nas peças. Esse tipo de caso costuma ser mais leve, já que, normalmente, há alguém na casa para sentir o cheiro de queimado e desligar completamente o aparelho. No entanto, nem sempre esse é um problema inofensivo, pois dependendo do tempo que o ferro fica em contato com a roupa, a tendência é que o estrago seja maior. Assim, ao passar as suas roupas, lembre sempre de deixar o ferro na posição vertical, e desligá-lo da tomada.
Muitos usuários já perderam peças de roupa queimadas porque esqueceram de desligar o ferro de passar roupa — Foto: Reprodução/Pexels Assim como nas roupas, o ferro pode deixar marcas em móveis, principalmente se eles forem feitos com materiais mais frágeis, como plástico, por exemplo. Outro ponto de atenção está em superfícies que retêm o calor, como o ferro, que podem causar prejuízos a consumidores distraídos que, por ventura, encostem no local.
3. Danos na instalação elétrica
O ferro de passar roupas é um aparelho que puxa bastante energia, principalmente para que o resistor, que transforma a voltagem em calor, possa funcionar. Portanto, ao esquecer o aparelho ligado por bastante tempo, ele poderá superaquecer e entrar em curto-circuito, afetando diretamente a instalação elétrica da residência — e o bolso do consumidor.
Se o ferro fica conectado a tomada por longo período após o uso, isso também pode danificar a instalação elétrica da sua casa — Foto: Mayara Souza com IA/TechTudo Além de riscos para a instalação elétrica, o curto-circuito desse tipo de aparelho pode causar incêndios. Ainda, caso a chapa entre em contato com algum tecido, móvel ou utensílio, ele poderá gerar uma faísca, e, por consequência, fogo. Portanto, se proteja e desligue o ferro da tomada. Caso identifique o cheiro de queimado, abra as janelas e, se preciso, acione o Corpo de Bombeiros.
5. Desgaste precoce do aparelho
Além dos perigos para as roupas, móveis, fiação e segurança do usuário, o ferro de passar ligado direto pode influenciar diretamente na própria vida útil. Afinal, o aparelho se mantém aquecido em altas temperaturas por muito mais tempo do que é ideal, prejudicando não só a parte visível, que costuma ficar com resquícios de tecido, plástico ou outros materiais grudados, mas também a parte mecânica e elétrica do dispositivo.
Seja por curto — Foto: Reprodução/Shutterstock 6. Gasto com manutenção ou reparos
Devido ao risco de gerar problemas internos no ferro de passar roupas, o gasto com a manutenção e os reparos necessários para solucionar os danos sofridos por ele pode aumentar. Logo, se você não quer ter que mexer no orçamento para consertar o seu ferro ou até mesmo comprar um novo, o ideal é não esquecer de tirá-lo da tomada ao terminar de usar.
O aumento de gastos com manutenção e/ou reparos do ferro de passar roupa é uma das consequências de esquecer de desligá-lo — Foto: Reprodução/Pexels 7. Aumento na conta de luz
O ferro de passar roupa puxa energia para funcionar. Portanto, deixá-lo ligado, mesmo que sem uso aparente, aumento o consumo de usuários, e, por consequência, a conta de luz. Conhecido por ser um dos vilões da conta de luz, o aparelho já tende a gastar uma quantidade significativa de energia, que só vai aumentar se não for completamente desligado depois de usado.
Com informações de Master Pro e Tubie.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
21
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/N/m/8BnkRzRPqUs6xUemh14Q/pexels-monstera-9430882.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/f/K/lW0O5eRKCqOa2B3i37Vg/2.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/A/WKXzTHTVKijZGFzWSpOg/o-que-e-a-bolha-de-ia-entenda-de-uma-vez-por-todas-de-maneira-simples.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/w/M/e7FT2gQwSONqjaB0M3GQ/imagem-2026-01-19-222013510.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro