1 mês atrás 8

Os juros altos e os espasmos do PIB: uma história sem fim

O consumo das famílias ficou praticamente estável e os investimentos aumentaram 0,9%. O consumo do governo, por sua vez, subiu 1,3% na comparação entre o segundo e o terceiro trimestres de 2025.

A despeito dos dados bastante positivos para o mercado de trabalho, marcadamente, uma taxa de desemprego de 5,4% —o menor nível da série histórica—, a desaceleração da economia chegou. Dados de maior frequência para os serviços, o comércio e a indústria já indicavam a mesma direção.

Mas é preciso discutir o modelo de crescimento brasileiro, mais do que os movimentos de curtíssimo prazo. Ou, motivados por eles, pensar o futuro.

O aumento de importações, se tomarmos a piora do déficit em conta corrente (ou déficit externo), evidencia que o Brasil sustentou, novamente, um período de taxas mais robustas de crescimento econômico, entre 2023 e boa parte de 2025, ao repetir a receita da chamada poupança externa. Obviamente, uma dinâmica não sustentável. Não é possível conviver com déficits em transações crescentes, indefinidamente, sobretudo combinados com déficits públicos.

A elevação da taxa de juros, a saber, não é só um mecanismo para encarecer o crédito e frear decisões de consumo e investimento, promovendo controle da inflação. É, também, instrumento a ajustar o balanço de pagamentos. O diferencial entre os juros internos e externos, hoje gigantesco, colabora para uma tendência de apreciação da taxa de câmbio (o real ganhando força relativa frente ao dólar), o que também promove controle dos preços internos.

O modelo macroeconômico está errado. Temos optado, historicamente, por certa lassidão fiscal, mesmo depois da melhora promovida em várias frentes pelo Ministro Fernando Haddad. O lado fiscal mais frouxo combina-se com uma política monetária agressiva, de juros impeditivos, para resultar em um padrão de crescimento em espasmos. Mal conseguimos comemorar um biênio positivo, como foi 2023-2024, e já vamos para uma nova murcha.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro