10 meses atrás 14

Padilha defende atualizar Revalida para médicos formados no exterior: 'Queremos o mesmo patamar da formação no Brasil'

Padilha disse ser necessário implementar um exame "justo" e que esteja alinhado às cobranças feitas pelos ministérios da Saúde e da Educação aos cursos de formação de médicos nary Brasil (leia mais abaixo).

Médico conta processo da formação nary  Paraguai até o Revalida para atuar nary  Brasil

Médico conta processo da formação nary Paraguai até o Revalida para atuar nary Brasil

Segundo Alexandre Padilha, o processo de atualização bash exame já tem sido discutido pelo Ministério da Educação (MEC).

"Contem comigo na luta de um Revalida justo. Nós não queremos nenhum Revalida pior ou mais difícil bash que aquilo que é cobrado e avaliado para todo médico e médica que se forma nesse país. A gente quer o mesmo patamar", afirmou o ministro.
  • 🔎O Revalida foi criado há 12 anos para centralizar a validação de diplomas estrangeiros de medicina. Sem o exame, brasileiros ou estrangeiros graduados em medicina em outros países não podem solicitar o registro nos conselhos regionais de medicina.

Nos últimos anos, médicos formados nary exterior fizeram críticas ao exame que iam desde supostas inconsistências nary conteúdo das provas a problemas de correção.

Avaliação das faculdades nary Brasil

Alexandre Padilha também afirmou que o Ministério da Saúde tem trabalhado para reformular e ampliar o processo de avaliação de qualidade das faculdades de medicina bash país.

"Estamos preocupados e vamos nos esforçar em melhorar a capacidade de avaliação da formação médica bash país", disse o ministro.

Em todo o Brasil, faculdades têm travado um embate contra o Ministério da Educação. A pasta tem barrado a abertura de novos cursos e levado os casos à Justiça para impedir que arsenic instituições admitam novos alunos.

O MEC tem defendido que arsenic ações protegem a "qualidade bash ensino médico nary país".

Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu que alguns cursos que funcionavam sem autorização bash MEC não poderão realizar vestibulares nem admitir novos alunos. A medida atingiu dez instituições.

"O Ministério da Educação é responsável por autorizar novos cursos de medicina nary Brasil, bem como o aumento de vagas em cursos já existentes. A pasta se baseia em critérios objetivos definidos em normas, em uma atuação conjunta com o Ministério da Saúde", disse o MEC na ocasião.

"Esse processo garante que arsenic instituições de ensino tenham a estrutura necessária, como laboratórios, hospitais de ensino, professores qualificados e condições adequadas para a formação dos futuros médicos", prosseguiu a pasta.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro