8 meses atrás 39

Papa Francisco está em condição estável, diz Vaticano; próximo boletim sairá no sábado

"As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis em relação aos dias anteriores. Também hoje, ele não apresentou episódios de insuficiência respiratória. O Santo Padre continuou, com benefício, a fisioterapia respiratória e motora", diz trecho do boletim médico.

Os exames de Francisco estão estáveis. "Considerando a estabilidade do quadro clínico, o próximo boletim médico será divulgado no sábado."

Nesta quinta, o Santo Padre descansou e também trabalhou.

No boletim médico liberado pela manhã, a Santa Sé havia informado apenas que o pontífice de 88 anos teve mais uma noite tranquila e continuava descansando.

"O Santo Padre intensificou a fisioterapia respiratória e a fisioterapia motora ativa", afirma a nota. O Vaticano acrescenta que Francisco passou o dia sentado em uma poltrona.

Papa Francisco. — Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP

Como nos últimos dias, o prognóstico do pontífice permanece reservado.

Desde então, porém, os boletins do Vaticano afirmam que ele não teve mais intercorrências médicas.

Nesta quarta, o comunicado afirma que o papa Francisco participou do rito da bênção das Sagradas Cinzas e, em seguida, recebeu a eucaristia. Depois, ele dedicou-se ao trabalho e fez sua tradicional ligação diária para o padre Gabriel Romanelli, pároco da Sagrada Família de Gaza.

O papa costuma presidir a missa da Quarta-Feria de Cinzas, a primeira da Quaresma, na qual os fiéis recebem uma cruz de cinzas na fronte. As cinzas tradicionalmente procedem da queima das palmas do Domingo de Ramos das celebrações da Páscoa do ano anterior.

O pontífice argentino já havia perdido as celebrações da Quarta-feira de Cinzas em 2022 devido a uma dor aguda no joelho.

Desta vez, Francisco também não poderá participar nos tradicionais "exercícios espirituais", um retiro que acontece todos os anos no início da Quaresma com a Cúria, os funcionários e a administração da Santa Sé.

Papa internado desde 14 de fevereiro

Uma estátua do falecido Papa João Paulo 2º fica do lado de fora do Hospital Gemelli, onde o Papa Francisco está recebendo tratamento médico — Foto: Reuters

Papa Francisco está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, depois que um surto de bronquite piorou e se transformou em pneumonia em ambos os pulmões.

Esta é a ausência mais longa de Francisco desde o início do seu papado, em março de 2013. Os médicos do Vaticano não disseram quanto tempo pode durar seu tratamento.

Papa Francisco permanece estável no hospital, diz boletim médico

Papa Francisco permanece estável no hospital, diz boletim médico

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro