6 meses atrás 15

Papa Francisco reencontra equipe que cuidou dele durante internação: 'Obrigado por tudo que fizeram por mim'

O pontífice de 88 anos recebeu cerca de 70 profissionais de saúde no Vaticano, que se emocionaram no reencontro.


Papa Francisco posa para foto ao lado dos profissionais que cuidaram dele no hospital Gemelli, em Roma — Foto: Divulgação / Assessoria de imprensa do Vaticano

Ao chegar ao encontro, Francisco foi recebido sob muitos aplausos e, ainda com a voz vacilando em alguns momentos, agradeceu os cuidados que recebeu:

"Obrigado por tudo o que fizeram. Obrigado a todos vocês. Rezo por vocês. Por favor, façam isso por mim".

Muitos presentes se emocionaram com o reencontro. O representante do hospital que falou a Francisco disse que todos estavam felizes com sua recuperação e o convidou a voltar ao local para visitar doentes, quando estiver "em plena forma".

"Como pode ver, esvaziamos o hospital para vir cumprimentá-lo e estamos contentes com esta oportunidade. Estamos especialmente felizes de ver que está melhor, que está se recuperando. Estamos próximos em oração e ficaríamos muito contentes se você voltasse ao Gemelli, mas não como paciente, e sim para visitar nossos doentes, especialmente aqueles que estão em piores condições. Uma palavra sua de conforto seria de grande ajuda para eles e para as famílias", afirmou.

Participação no Domingo de Ramos

Papa faz aparição durante o Domingo de Ramos no Vaticano

Papa faz aparição durante o Domingo de Ramos no Vaticano

Ainda com aparência frágil, mas sem o auxílio de oxigênio para respirar, o pontífice de 88 anos, que se recupera de uma longa internação causada por uma dupla pneumonia, mostrou que já conseguiu recuperar um pouco da força da voz ao saudar os fiéis.

"Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!", bradou Francisco, com a voz fraquejando ainda um pouco ao fim.

O Papa Francisco acena ao aparecer inesperadamente durante a missa do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano — Foto: REUTERS/Yara Nardi

A presença do papa não era esperada. Apesar dos avanços em seu estado de saúde, a participação do pontífice nas cerimônias da Páscoa continua incerta. Esta semana, o Vaticano afirmou que a avaliação dependerá "do clima".

A oração do Domingo de Ramos, que teve a homilia escrita por Francisco, foi presidida pelo cardeal Leonardo Sandri. No texto, ele agradeceu as orações por sua saúde:

"Irmãos e irmãs, muito obrigado pelas orações. Neste momento de fraqueza física, eles me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus. Rezo também por vocês e peço que confiem a mim ao Senhor todos aqueles que sofrem, especialmente aqueles afetados pela guerra, pela pobreza ou pelas catástrofes naturais".
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro