1 mês atrás 8

Paralisação nos EUA pode custar bilhões e afetar mundo todo, diz economista

Shutdown simplesmente significa parar o Estado, parar a máquina pública americana. Da última vez que isso aconteceu, em 2018 e 2019, ficou paralisado por cinco semanas por conta de divergência no Congresso e o impacto disso foi de 3 a 5 bilhões de dólares de prejuízos à máquina pública.
Daniel Teles

Durante o shutdown, apenas serviços essenciais seguem funcionando, mas muitos trabalhadores continuam sem receber.

Para-se simplesmente a máquina estatal, somente serviços essenciais continuam operando e sem remuneração, é importante dizer isso, porque enquanto você não tem ali a resolução e a aprovação entre eles, a máquina pública fica 100% paralisada - folha de pagamento, serviços, importação...
Daniel Teles

O sócio da Valor Investimentos aponta que o embate ideológico entre democratas e republicanos é central para o risco de novo shutdown. Segundo ele, Trump sempre defendeu cortes e redução da máquina pública como bandeira política.

Você tem um risco muito claro desse shutdown, não só pelo que o JD Vance sinalizou, mas muito por um embate ideológico dos democratas estarem tentando aprovar o seu orçamento, E o Trump, ele bateu desde o primeiro momento na sua corrida eleitoral de que a máquina pública americana estava inchada, os gastos e a ineficiência do governo eram muito altos.
Daniel Teles

Trump tem agora a possibilidade de reforçar o seu pensamento de que ele estava falando sério ali na corrida eleitoral e as consequências disso não só para o Estado americano, mas uma vez que a gente está falando da maior economia do mundo, é gigantesco. Então, todos os países podem ser afetados. Diferentes secretarias e agências públicas vão parar de funcionar e todo mundo que faz interface de alguma forma com o governo americano vai ser impactado por isso.
Daniel Teles

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro