
Os parlamentares da União Europeia votarão hoje uma proposta para contestar o acordo de livre comércio entre a UE e o Mercosul no tribunal superior do bloco. A iniciativa pode atrasar a implementação do tratado em até dois anos e, na prática, comprometer sua viabilidade.
O que aconteceu
Um grupo de 144 legisladores apresentou uma ação ao Tribunal de Justiça da União Europeia para avaliar se o acordo pode ser aplicado antes da ratificação por todos os Estados-membros. A contestação também questiona se as cláusulas do tratado limitam a capacidade da UE de definir políticas ambientais e de proteção ao consumidor. Em geral, o tribunal leva cerca de dois anos para emitir esse tipo de parecer.
Caso a ação avance, a UE ainda poderia aplicar o acordo de forma provisória enquanto aguarda a decisão judicial e a aprovação do Parlamento. No entanto, essa opção é considerada politicamente sensível, diante da provável reação negativa. Além disso, o Parlamento Europeu manteria o poder de revogar o acordo posteriormente.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro