Partidos políticos de esquerda divulgaram uma carta nesta sexta-feira (14) em que criticam o presidente dos EUA, Donald Trump, por ter boicotado a COP30 e pedem que seu projeto "projeto militar-imperialista" na América Latina seja enfrentado.
O documento, elaborado durante a conferência climática da ONU em Belém, é assinado por PT, PCdoB, PV, PDT, PSB e Rede.
"Lamentamos que o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha se ausentado da COP 30 e, ao invés de cooperar, tenha insistido em gestos imperialistas e ameaças à soberania latino-americana em um momento em que o mundo deveria estar unido pela vida. Enfrentar esse projeto militar-imperialista é defender a ciência, a verdade e afirmar que não aceitaremos retrocessos que custam vidas, territórios e a democracia na nossa região", dizem as legendas base do governo Lula.
Os partidos acrescentam que o negacionismo climático "não é apenas ignorância, é um projeto político da extrema direita no mundo para proteger interesses que lucram com a destruição da natureza, para atrasar decisões urgentes e para desmobilizar a sociedade".
Na carta, os partidos também rejeitam o que chamam de "capitalismo verde", uma tentativa de "maquiar um sistema que segue destruindo o planeta".
"O capitalismo se adapta, muda o discurso, pinta de verde suas práticas, mas mantém o mesmo motor: exploração ilimitada de recursos, concentração de riqueza e invisibilização dos povos que realmente protegem a natureza".
As legendas defendem ainda aumentar a tributação sobre a exploração de minérios, petróleo, gás e madeira, além do agronegócio, para financiar políticas socioambientais.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro