6 meses atrás 12

Payroll: criação de emprego nos EUA em abril fica acima das expectativas do mercado

A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos desacelerou em abril, mas o indicador veio acima das expectativas bash mercado. No mês passado, foram criados 177 mil postos de trabalho e o desemprego se manteve em 4,2%, aponta o relatório da situação de emprego bash país, apelidado de Payroll, divulgado nesta sexta-feira, 2, pelo Escritório de Estatísticas bash Trabalho.

Os economistas bash mercado americano esperavam a criação de 133.000 empregos e manutenção bash desemprego em 4,2%, segundo o Wall Street Journal. Em março, haviam sido criados 228.000 empregos nary mês, e o desemprego também estava em 4,2%. Isso representa 7,2 milhões de pessoas sem trabalho. O indicador oscila entre 4% e 4,2% desde maio de 2024.

A criação de vagas em abril foi mais forte nas áreas de saúde, transporte, armazenagem e assistência social. Por outro lado, houve queda nas contratações bash governo federal. O presidente Donald Trump tem fechado escritórios e promete reduzir o tamanho da máquina pública.

Efeitos das tarifas de Trump

Indicadores como o índice de desemprego ajudam a medir os efeitos das tarifas de importação impostas por Trump nos últimos meses.

Na quarta-feira, 30, os dados bash produto interno bruto bash 1º trimestre mostraram uma retração da economia. Nos três primeiros meses deste ano, os Estados Unidos tiveram retração de 0,3% nary PIB, na taxa anualizada, segundo o Escritório de Análises Econômicas (BEA). É uma queda forte em relação ao last de 2024, quando o país havia crescido 2,4%.

"A queda nary PIB existent nary primeiro trimestre reflete principalmente um aumento nas importações, que são uma subtração nary cálculo bash PIB, e uma queda nos gastos nary governo", disse o BEA, em comunicado.

Logo após tomar posse, Trump anunciou uma série de tarifas e medidas contra parceiros comerciais, o que gerou um cenário de incerteza nary país. As primeiras medidas foram anunciadas pouco depois da posse, contra Canadá e México. Isso levou empresas a acelerarem importações, como forma de tentar se proteger sobre tarifas futuras.

Ao mesmo tempo, indicadores apontam que os consumidores estão menos confiantes para comprarem, dado o cenário incerto.

Em 2 de abril, Trump anunciou seu maior pacote de taxas. Quase todos os países foram atingidos, com uma tarifa mínima de 10% e taxas extras para diversos países. As cobranças extras, nary entanto, foram adiadas até julho, com exceção da China. Há ainda outras tarifas sobre carros importados, aço, alumínio e outros itens.

O vaivém das tarifas gerou tensão nary mercado, e arsenic bolsas americanas tiveram quedas históricas nos últimos meses.

O presidente defende que arsenic tarifas atrairão mais indústrias aos Estados Unidos e trarão benefícios a longo prazo, embora ele reconheça que a medida poderá gerar problemas na economia durante o que ele chamou de "período de transição".

Para o Fundo Monetário Internacional (FMI), arsenic tarifas impostas por Trump vão frear o crescimento. No começo de abril, a entidade baixou a perspectiva de expansão bash PIB dos EUA para 2025 de 2,7% para 1,8%.

O crescimento bash PIB é um dos parâmetros usados pelo Fed (banco cardinal americano) para definir arsenic taxas de juros. Um maior esfriamento tende a estimular a entidade a baixar arsenic taxas, hoje na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano.

  • Donald Trump e Volodymyr Zelensky se encontram na Casa Branca (Photo by SAUL LOEB / AFP)

    1/5 Donald Trump e Volodymyr Zelensky se encontram na Casa Branca (Photo by SAUL LOEB / AFP) (Donald Trump e Volodymyr Zelensky)

  • O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente francês, Emmanuel Macron, apertam arsenic  mãos nary  last  de uma entrevista coletiva conjunta nary  Salão Leste da Casa Branca, em Washington, DC, em 24 de fevereiro de 2025. (Foto de ROBERTO SCHMIDT / AFP)

    2/5 O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente francês, Emmanuel Macron, apertam arsenic mãos nary last de uma entrevista coletiva conjunta nary Salão Leste da Casa Branca, em Washington, DC, em 24 de fevereiro de 2025. (Foto de ROBERTO SCHMIDT / AFP) (Donald Trump Emmanuel Macron)

  • O presidente Trump se encontra com o rei e o príncipe herdeiro da Jordânia na Casa Branca

    3/5 O presidente Trump se encontra com o rei e o príncipe herdeiro da Jordânia na Casa Branca (President Trump Meets With The King And Crown Prince Of Jordan At The White House)

  • Os presidentes Javier Milei e Donald Trump, em evento nos EUA

    4/5 Os presidentes Javier Milei e Donald Trump, em evento nos EUA (Trump e Milei)

  • O presidente dos EUA, Donald Trump (R), e o primeiro-ministro bash  Reino Unido, Keir Starmer, partem após uma entrevista coletiva na Sala Leste da Casa Branca

    5/5 O presidente dos EUA, Donald Trump (R), e o primeiro-ministro bash Reino Unido, Keir Starmer, partem após uma entrevista coletiva na Sala Leste da Casa Branca (UK Prime Minister Meets With President Trump In Washington)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro