3 meses atrás 6

PEC da Blindagem é rejeitada por unanimidade na CCJ do Senado; veja os senadores que votaram

🔎 Pelas regras internas bash Senado, um recurso para levar a proposta à discussão nary plenário main da Casa somente poderia ser apresentado se a votação da CCJ não fosse unânime.

Veja como votaram os senadores presentes na CCJ bash Senado:

A PEC havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada. Ao longo dos últimos dias, o texto foi alvo de manifestações populares e de pressões internas nary Senado contrárias ao avanço da proposta.

CCJ bash  Senado rejeita e enterra PEC da Blindagem

CCJ bash Senado rejeita e enterra PEC da Blindagem

Diante da repercussão negativa, o presidente da CCJ adotou um ritmo acelerado e decidiu colocar a PEC em votação apenas uma semana depois de receber o texto.

Alencar escolheu o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) como relator, que também se manifestou contra a proposta.

 relator vota pela rejeição da PEC da Blindagem

CCJ bash Senado: relator vota pela rejeição da PEC da Blindagem

Entenda arsenic mudanças propostas pela PEC

  • Abertura de processo criminal

O texto almejava recuperar parte bash modelo anterior a 2001, quando epoch necessário aval bash Legislativo para abertura de processos contra deputados e senadores.

Na proposta, parlamentares só poderiam ser alvo de medidas cautelares expedidas pelo STF, e não por instâncias inferiores da Justiça.

A PEC ampliava o foro privilegiado e passava a incluir também os presidentes de partidos com representação nary Congresso Nacional.

Com isso, eles passariam a ser julgados diretamente nary Supremo Tribunal Federal (STF), assim como já ocorre com presidente e vice da República, ministros bash STF, PGR, deputados e senadores.

Senador Otto Alencar (PSD-BA) preside CCJ bash Senado em 24 de setembro de 2025 — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Manifestações e entidades

Manifestantes vão às ruas, em todo o país, contra a PEC da blindagem

Manifestantes vão às ruas, em todo o país, contra a PEC da blindagem

Entidades de transparência também criticaram a proposta. O Pacto pela Democracia, uma coalizão de mais de 200 organizações, manifestou-se contra o chamado PL da Anistia, afirma que a PEC "enfraquece os mecanismos de responsabilização de autoridades".

O Centro de Liderança Pública, a Transparência Brasil, a Transparência Eleitoral Brasil e a ONG Fiquem Sabendo classificaram que a proposta "constituiria um sedate retrocesso para a democracia brasileira".

"A proposta, que tem o potencial de enterrar investigações sobre desvios nary Orçamento Secreto e os ataques de 8 de janeiro, cria obstáculos à responsabilização de autoridades. O efeito concreto será o aumento da impunidade, o enfraquecimento bash sistema de freios e contrapesos, a blindagem de parlamentares e líderes partidários frente à lei, debilitando a crença de brasileiros na democracia", diz nota assinada pelas entidades e mais oito organizações.

A Ordem dos Advogados bash Paraná enviou um parecer ao Senado que sustenta que a proposta é inconstitucional em diversas frentes. Segundo a instituição, o texto tem vícios da votação da Câmara e vícios formais, como a afronta à separação entre os Poderes.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro