1 hora atrás 1

Pentágono cortará seus laços acadêmicos com Harvard

O Pentágono cortará todos os seus vínculos acadêmicos com a Universidade de Harvard, o que encerrará a educação militar, as bolsas de estudo e os programas de certificação, informou a entidade em um comunicado na sexta-feira (6).

A medida é o capítulo mais recente da disputa do governo do presidente Donald Trump com a prestigiada instituição de ensino da Ivy League, à qual acusa de promover a ideologia "woke", um termo pejorativo usado pela direita radical para as políticas de diversidade.

"Por tempo demais, este Departamento enviou nossos melhores e mais brilhantes oficiais para Harvard, esperando que a universidade compreendesse e valorizasse melhor nossa classe guerreira", disse o secretário de Defesa, Pete Hegseth, no boletim.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

"Em vez disso, muitos de nossos oficiais voltaram parecidos demais com Harvard: com a cabeça cheia de ideologias globalistas e radicais que não melhoram nossas fileiras de combate", acrescentou.

O Pentágono indicou que a ruptura dos laços começará no ano letivo de 2026-2027, e que os militares que estiverem com estudos em andamento poderão concluí-los.

Em outra publicação na rede social X, Hegseth usou seu termo preferido para o Departamento de Defesa: "Harvard é 'woke'; o Departamento de Guerra, não".

O secretário afirmou que o Pentágono revisará seus vínculos com todas as universidades da Ivy League para formação e educação militar.

A pressão do governo Trump sobre estas instituições levou funcionários do ensino superior a manifestar preocupação com a possibilidade de erosão da liberdade acadêmica.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro