6 meses atrás 10

Peter Navarro, chamado de 'imbecil' por Elon Musk, minimiza insulto: 'Já fui chamado de coisas piores'

Secretário econômico de Donald Trump, visto como arquiteto do tarifaço, disse que as declarações do bilionário não são um problema e ainda o elogiou, dizendo que ele está fazendo um 'ótimo trabalho'.


  • Elon Musk chamou Peter Navarro, um dos principais assessores comerciais da Casa Branca, de "imbecil".

  • O bilionário - dono da Tesla, SpaceX e da rede social X - fez as críticas no comentário de um vídeo em que o economista rebate as críticas que Musk tem feito às tarifas.

  • Navarro apontou interesses de Musk: "Ele é um montador de carros [...] uma boa parte dos motores que ele obtém vem do Japão e da China".

Peter Navarro em entrevista à NBC — Foto: NBC / Reprodução

O assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, minimizou os insultos de Elon Musk, feitos contra ele durante esta semana, em entrevista à emissora americana NBC neste domingo (13).

Pressionado pelo apresentador, que perguntou: ""Mesmo que ele tenha chamado você de 'idiota' e 'mais burro que um saco de tijolos?'", Navarro respondeu:

"Já fui chamado de coisas piores".
"Está tudo bem com Elon. E veja, Elon está fazendo um ótimo trabalho com sua equipe contra desperdício, fraude e abuso. Essa é uma contribuição tremenda para os Estados Unidos, e nenhum homem que faz esse tipo de coisa deveria estar sujeito a ter seus carros atacados por malucos", falou.

 Musk chama assessor de Trump de 'imbecil'

Tarifaço: Musk chama assessor de Trump de 'imbecil'

O embate entre Musk e Navarro

Elon Musk criticou publicamente Peter Navarro, um dos principais assessores comerciais da Casa Branca, e o chamou de "imbecil" nesta terça-feira (8).

"Todos nós entendemos na Casa Branca - e o povo americano entende - que Elon é um fabricante de carros. Mas ele não é um fabricante de carros. Ele é um montador de carros. Em muitos casos, se você for à fábrica dele no Texas, uma boa parte dos motores que ele obtém - que no caso dos veículos elétricos são as baterias - vem do Japão e da China. A eletrônica vem de Taiwan... O que queremos - e a diferença está em nosso pensamento e no de Elon sobre isso - é que queremos os pneus feitos em Akron. Queremos as transmissões feitas em Indianápolis. Queremos os motores feitos em Flint e Saginaw. Queremos os carros fabricados aqui", diz Peter Navarro em entrevista à emissora americana CNBC.

Além de xingar o assessor, Musk negou suas declarações e afirmou que, de todas as fabricantes, a Tesla era a que tinha mais componentes "americanos".

Ele também relembrou um episódio polêmico de Navarro que ocorreu durante o primeiro mandato de Trump. Segundo a imprensa americana, o economista citou em livros um especialista aparentemente inventado, Ron Vara, cujo nome é um anagrama do seu.

"Navarro é realmente um imbecil. O que disse é falso e fácil de provar. Deveria perguntar ao falso especialista que inventou, Ron Vara", alfinetou o bilionário.

O post de Elon Musk criticando Peter Navarro — Foto: X / Reprodução

Após o anúncio das tarifas, Musk questionou a formação de Navarro, visto como arquiteto do plano tarifário, afirmando que "um PhD em Economia por Harvard é uma coisa ruim, não uma coisa boa."

Elon Musk e Donald Trump em conversa com jornalistas no Salão Oval em fevereiro — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque/Foto de arquivo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro