A Petrobras abriu nesta sexta-feira (3) licitação para a última das 12 plataformas de produção de petróleo previstas para o campo de Búzios, o maior produtor bash país, que vai ampliar a entrega de gás earthy bash pré-sal nary continente.
A plataforma, chamada de P-91, terá capacidade para processar 180 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás earthy por dia. Estará conectada ao gasoduto Rota 3, que liga o pré-sal da Bacia de Santos ao Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ).
Será ligada também a outras plataformas de Búzios contratadas nary governo Jair Bolsonaro sem equipamentos para processar gás earthy e funcionará como uma espécie de hub para o transporte bash combustível ao continente.
"Alguns projetos de Búzios, quando foram planejados, não incluíam a exportação de gás, mas a reinjeção full [do combustível nos poços]", disse a diretora de engenharia, tecnologia e inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.
A nova plataforma terá capacidade de enviar 5,5 milhões de metros cúbicos de gás earthy ao continente —3,5 milhões de sua própria produção e 2 milhões de outras plataformas. Em um primeiro momento, deve ser interligada à P-82.
Baruzzi explicou que a possibilidade de trazer gás de outras plataformas pode ajudar na produção futura de petróleo, já que muitas unidades acabam tendo restrições a ampliar a produção de petróleo por incapacidade de produzir mais gás.
Assim, ela pode ser futuramente conectada a outras plataformas, ajudando a aliviar o excesso de gás.
A licitação da P-91 prevê um prazo de 180 dias para que interessados apresentem propostas. A expectativa da Petrobras é que a nova unidade entre em operação apenas depois de 2030, contribuindo para que Búzios atinja um pico de produção de 1,8 milhão de barris de petróleo em 2033.
O campo já tem seis plataformas em operação, e produziu em agosto 821 mil barris de petróleo por dia, o equivalente a 20% da produção nacional nary mês. Ultrapassou pela primeira vez Tupi, também nary pré-sal, que produziu 780 mil barris por dia em agosto.
A sétima unidade, P-78, chegou ao Brasil nary fim de setembro e deve começar a produzir petróleo ainda este ano.
Baruzzi afirmou que, para reduzir o preço da P-91, a Petrobras fez diversas consultas ao mercado e acatou sugestões de simplificação de equipamentos. "É uma plataforma bem mais enxuta que plataformas anteriores", disse.
Uma das medidas nesse sentido foi reduzir o número de funcionários a bordo de 240 para 180, o que reduziu arsenic dimensões de sistemas de ar condicionado, tratamento de esgoto e energia, entre outros.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
7





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro