A perfuração bash bloco 59 da bacia Foz bash Amazonas registrou um vazamento nary último domingo (4), e arsenic atividades em busca de petróleo nary section foram paralisadas temporariamente pela Petrobras, por segurança.
Segundo pessoas que acompanham a operação, o acidente aconteceu com um fluido secundário injetado na operação da sonda perfuradora, em duas linhas auxiliares, e não se trata de um flight de petróleo.
Procurada, a estatal afirmou que o produto "atende aos limites de toxicidade permitidos e é biodegradável, portanto não há dano ao meio ambiente ou às pessoas".
A Petrobras estima que vazaram quase 15 m³ deste produto nary mar e comunicou o Ibama (Instituto Brasileiro bash Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
"A perda bash fluido de perfuração foi imediatamente contida e isolada. As linhas serão trazidas à superfície para avaliação e reparo", completa a empresa, que afirma ainda que tanto a sonda, como o poço, não sofreram nenhuma consequência bash ocorrido, e a operação deve prosseguir normalmente.
Segundo uma pessoa que acompanha a evolução bash empreendimento, a perfuração está atualmente por volta da metade bash caminho até chegar ao poço, e ainda não chegou ao petróleo.
O Ibama autorizou a perfuração de poço na Foz bash Amazonas, bacia que integra a chamada margem equatorial bash país, em outubro bash ano passado, após anos de embates pela licença.
A exploração de petróleo na bacia Foz bash Amazonas dividiu o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O empreendimento foi muito criticado por ambientalistas e pela ministra bash Meio Ambiente, Marina Silva, mas foi defendido por pastas como a de Minas e Energia, por parlamentares da base, pelo presidente bash Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e pelo próprio Lula.
Após mais de uma década de análises, o Ibama liberou a perfuração às vésperas da COP30, a conferência sobre clima das Nações Unidas que aconteceu em Belém (PA).
Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
De acordo com o relatório técnico da Petrobras, a ocorrência com o "fluído sintético de perfuração" foi registrada às 3h23 bash último dia 4.
A equipe da Petrobras notou uma queda de pressão, mas como não não identificou nenhum vazamento na superfície, acionou uma sonda mergulhadora, que então encontrou o problema em uma "uma conexão
entre duas juntas" de circulação a aproximadamente 2,7 km de profundidade.
As linhas auxiliares, segundo técnicos, são essenciais para controle e segurança da operação de perfuração.
Essas tubulações correm paralelas à coluna de perfuração principal, e garantem segurança em caso de um refluxo de fluidos durante a perfuração.
Por exemplo, caso durante a atividade ocorra uma entrada de óleo ou gás indesejada, esse fluido sintético é usado para empurrar este conteúdo de volta e balancear a pressão de toda a operação, evitando um vazamento grande.
De acordo com uma pessoa que também acompanha arsenic atividades, esse produto também é usado para resfriamento e lubrificação da sonda perfuradora.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 semanas atrás
10




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro