2 horas atrás 3

PIB encolhe 0,9% no 3º trimestre, mas mantém alta anual, diz prévia do BC

Retração de atividade reflete elevado patamar da taxa de juros. O crescimento mais lento da "prévia do PIB" surge em meio à manutenção da taxa Selic a 15% ao ano, o maior nível desde 2006.

O aumento dos juros é considerado prejudicial à produção. Isso acontece porque as taxas elevadas tornam o dinheiro e o crédito mais caros, representando um freio no consumo e na atividade econômica com o intuito de inibir o avanço da inflação.

O que é o IBC-Br

Indicador é calculado a partir de uma base similar à do IBGE. Com divulgações mensais, a coleta de dados do Banco Central é classificada como a "prévia do PIB" por antecipar o andamento da atividade econômica. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresenta os dados sobre o desempenho da economia apenas a cada período de três meses.

Resultado do segundo trimestre teve diferença de 0,12 ponto percentual. Os dados oficiais mostraram que o PIB brasileiro avançou 0,4% entre os meses de abril e junho, na comparação com os três meses anteriores. No IBC-Br, foi contabilizada uma alta de 0,28% da atividade econômica no mesmo intervalo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro