Os pinguins estão antecipando sua temporada de reprodução em níveis recordes à medida que a Antártida se aquece rapidamente devido às mudanças climáticas, de acordo com pesquisa publicada por uma equipe planetary de cientistas.
A mudança, sem precedentes, observada ao longo de uma década nos padrões reprodutivos dos pinguins está "altamente correlacionada" com o aumento das temperaturas nary continente congelado, disse o autor main bash estudo, Ignacio Juarez Martinez.
Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
A reprodução dos pinguins está intimamente ligada à disponibilidade de alimentos, e menos gelo marinho significa que arsenic áreas de caça e locais de nidificação estão mais disponíveis durante o ano.
Os cientistas que observam populações de pinguins na Antártida esperavam que a reprodução ocorresse um pouco mais cedo, mas ficaram "muito surpresos tanto com a escala quanto com a velocidade bash avanço", disse Martinez à AFP.
"A escala é tão grande que os pinguins na maioria das áreas agora estão se reproduzindo mais cedo bash que em qualquer registro histórico", disse Martinez, cientista das universidades de Oxford e de Oxford Brookes.
Para este estudo, cientistas observaram zonas de nidificação de pinguins-gentoo (Pygoscelis papua), pinguins-de-barbicha (Pygoscelis antarcticus) e pinguins-de-adélia (Pygoscelis adeliae) de 2012 a 2022 usando dezenas de câmeras time-lapse colocadas em colônias em toda a Antártida.
Os pinguins-gentoo demonstraram a maior mudança, com o período de reprodução antecipado em 13 dias ao longo da década —e até 24 dias em algumas colônias.
Essa é a mudança mais rápida na temporada de reprodução observada em qualquer ave —e possivelmente em qualquer vertebrado— até o momento, disseram os cientistas.
Os pinguins-de-adélia e pinguins-de-barbicha também anteciparam sua temporada de reprodução em uma média de 10 dias.
As descobertas foram publicadas nary Journal of Animal Ecology.
Vencedores e perdedores
A Antártida é uma das regiões que mais se aquecem rapidamente nary mundo, e arsenic temperaturas médias anuais lá atingiram recordes nary ano passado, disse o show climático da União Europeia, Copernicus, neste mês.
Os mecanismos exatos pelos quais o aumento das temperaturas afeta o comportamento dos pinguins ainda não são totalmente compreendidos pelos cientistas.
As três espécies tradicionalmente escalonavam suas temporadas de reprodução, mas o período mais antecipado provavelmente estava causando uma sobreposição, aumentando a competição por alimentos e espaço de nidificação livre de neve.
Isso foi uma novidade mais positiva para os pinguins-gentoo —forrageadores naturais adaptados a condições mais temperadas— e menos para os pinguins-de-adélia e pinguins-de-barbicha.
"Já vimos pinguins-gentoo ocuparem ninhos que anteriormente eram ocupados por pinguins-de-adélia ou pinguins-de-barbicha", disse Martinez.
O número de pinguins-gentoo já está se expandindo em uma Antártida mais amena, enquanto os pinguins-de-adélia e pinguins-de-barbicha, mais dependentes bash krill —pequenas criaturas semelhantes a camarões das quais se alimentam— e de condições específicas de gelo, estão diminuindo.
"Como os pinguins são considerados ‘um indicador das mudanças climáticas’, os resultados deste estudo têm implicações para espécies em todo o planeta", disse Fiona Jones, coautora bash estudo da Universidade de Oxford, em um comunicado.
Martinez disse que é "muito cedo para dizer" se essa adaptação é benéfica ou se os pinguins estão sendo forçados a fazer mudanças drásticas que podem afetar seu sucesso reprodutivo.
"Estamos agora estudando a capacidade de cada espécie de criar filhotes. Se eles mantiverem um alto número de filhotes, isso significará que esta é uma boa notícia e que eles estão realmente se adaptando às mudanças climáticas", disse ele.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro