Funcionalidade está disponível a partir de hoje
Redação
16/06/2025 09:10
| Atualizado
16/06/2025 09:10
Entra em funcionamento hoje o Pix automático, funcionalidade que permite que pagamentos recorrentes sejam feitos de forma automática. O pagador precisa autorizar uma única vez a operação, sem precisar fazer um novo pagamento a cada nova cobrança. Para ativar esta forma de pagamento, a empresa deve oferecer o Pix Automático como forma de pagamento de seus produtos ou serviços. O consumidor, então, autoriza o pagamento das cobranças e define regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não linha de crédito.
Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa envia cobrança ao banco do pagador, que agenda o pagamento e notifica o cliente. No dia do pagamento, o banco do efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização.
Um dos principais ganhos do Pix automático, apontado por especialistas e empresas como uma mudança significativa que altera a dinâmica de pagamentos recorrentes, é a centralização em um único banco provedor, que dará acesso a pagadores com contas em todo o ecossistema Pix, com mais de 900 instituições financeiras – aumentando a cobertura e alcance de clientes pagadores por recorrência. Para as empresas, isso trará ganhos expressivos na facilitação dos pagamentos e sua fidelização – além das reduções expressivas de pagamentos atrasados ou esquecidos.
De acordo com análise realizada pelo Itaú Unibanco, a adoção do Pix automático tem potencial para elevar a adimplência dos pagamentos em até 30%, proporcionando segurança, redução de custos e simplificação na administração de mensalidades e contas essenciais. "Nossos estudos mostram que, nestes segmentos, existe um potencial de aumento de até 30% nos pagamentos ao utilizar uma solução de recorrência – quando comparado aos pagamentos avulsos via boleto e QR Code. O Pix Automático, quando for lançado, potencializará esse ganho, dado que ele traz maior abrangência de instituições financeiras e alcance dos clientes pagadores que o débito automático", explica Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para pessoa jurídica do Itaú Unibanco.
O Pix já é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Após quatro anos do seu lançamento, a modalidade superou as transações com dinheiro em espécie, segundo o Banco Central. Na última semana, o sistema de pagamentos atingiu um marco histórico e registrou quase 280 milhões de transações em um dia. O recorde diário anterior tinha sido registrado em 20 de dezembro do ano passado, dia do pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro