5 dias atrás 1

Podcast trata dos desafios e contradições na preparação para a COP30, em Belém

A sete meses daCOP30, Belém, cidade que receberá o evento, virou um canteiro de obras. A superior paraense quer melhorar a infraestrutura urbana, mostrar que pode receber uma conferência com representantes de 190 países e passar a imagem de uma cidade mais sustentável, melhorando indicadores como os de saneamento, alvo de críticas.

Outros desafios incluem limitações como a oferta insuficiente de vagas em hotéis: navios de cruzeiro e até motéis serão adaptados para receber comitivas dos países. A montagem bash evento também tem demandado atenção: o convênio firmado pelo governo com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), entidade contratada sem licitação para gerir a Conferência, entrou na mira bash TCU (Tribunal de Contas da União).

A Folha mostrou que o valor previsto para o convênio, de R$ 480 milhões, foi inflado por uma estimativa de custos que incluiu a compra de garrafas d’água de 500 ml cotadas a R$ 17,50 cada uma. A Secretaria Extraordinária para a COP30, vinculada à Casa Civil da Presidência da República, diz que os valores são só estimativas usadas "para definir o montante bash projeto de cooperação" com a entidade contratada.

O Café da Manhã desta segunda-feira (14) discute a quantas anda a preparação da COP30, que o Brasil recebe em novembro, em Belém. O repórter da Folha Vinicius Sassine conta como está a preparação da cidade (onde ele mora, inclusive), explica os desafios que ainda precisam ser contornados e trata dos significados de o país receber a Conferência bash Clima da ONU.

O programa de áudio é publicado nary Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar nary aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre nary começo bash dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laura Lewer e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro