4 meses atrás 19

Polaroid e Studio Ghibli: relembre 10 trends de imagens criadas por IA

A inteligência artificial pode ser utilizada para criar, editar e personalizar imagens. Softwares como o ChatGPT, da OpenAI, o Gemini Google e o Nano-Banana se popularizaram por serem capazes de gerar imagens do zero, fazendo com que usuários larguem programas especializados como o Photoshop. A popularização é tão grande que muitas trends surgiram esse ano nas redes sociais, como a de fotos Polaroid e Studio Ghibli. Nesta lista, o TechTudo relembra algumas tendências de geração de imagem que fizeram sucesso e indica bons prompts para cada uma delas. Confira.

 X (Twitter) Trend Polaroid tomou as redes sociais, mas não é a única; veja lista de imagens criadas com IA que viralizaram — Foto: Reprodução: X (Twitter)
 Arte/TechTudo ChatGPT e outras IAs poderiam ser usadas para criação de imagens no estilo Studio Ghibli — Foto: Arte/TechTudo

A trend do Studio Ghibli viralizou em março de 2025, com a atualização no GPT-4o, modelo de geração de imagens do ChatGPT. A brincadeira se inspirava nos animes de Hayao Miyazaki, com personagens de olhos expressivos, atmosfera nostálgica e a paleta de cores suave característica de obras como "A Viagem de Chihiro". Na época, a trend também levantou polêmicas sobre direitos autorais.

Para reproduzir a trend, a ferramenta utilizada era o ChatGPT. Um comando a ser utilizado é "Crie uma imagem no estilo Studio Ghibli de [descreva a cena ou pessoa] ou [a partir da imagem anexada] levando em conta o estilo de animação japonês e com detalhes nostálgicos". Posteriormente, outras ferramentas de IA possibilitaram a criação de imagens no estilo, como o aplicativo LuzIA.

 Reprodução / TechTudo Trend recria famosos e pessoas comuns em versão Action Figure — Foto: Reprodução / TechTudo

Já em abril de 2025 tivemos a trend do Action Figure, que consistia em transformar pessoas comuns ou famosos em bonecos de ação hiper-realistas, com todos os detalhes característicos desse tipo de brinquedo, como articulações visíveis, embalagem de plástico transparente, suporte de apoio e uma estética que imita perfeitamente os action figures colecionáveis.

Para criar imagens desse tipo, acesse o ChatGPT e envie o seguinte comando: "Crie uma figura de ação colecionável hiper-realista de um(a) [GÊNERO] dentro de uma caixa de embalagem de brinquedo de plástico. A pessoa tem cabelo [Defina o cabelo], veste [Defina a roupa]. [Insira detalhes como acessórios ou características]. A embalagem tem um design moderno, com fundo [Defina a cor] e iluminação em tons [Defina a cor]. Dentro da caixa estão acessórios altamente detalhados: [Escolha os acessórios]. A iluminação destaca os reflexos plásticos, dando-lhe uma aparência premium. No topo da caixa, um nome escrito à mão com estilo diz "[Informe o nome]"."

 Reprodução/Gisele Veríssimo Foto profissional criada no Gemini — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

A moda de criar fotos profissionais realistas usando inteligência artificial é mais recente e ganhou popularidade em setembro de 2025 como uma forma acessível de simular retratos de alta qualidade feitos em estúdio. Com ela, é possível gerar imagens com iluminação adequada, poses específicas e fundos refinados, como se tivessem sido fotografados por um profissional, mas sem sair de casa.

Para reproduzir o efeito, a ferramenta indicada é o Gemini Google. O processo envolve inserir um prompt detalhado que descreva o estilo desejado da foto, como no exemplo: "Baseado na imagem anexada, faça uma foto de corpo inteiro de um(a) [gênero] na faixa dos X anos, com cabelo castanho escuro. Ele(a) está em um escritório com livros, de pé, com dois livros na mão e vestindo uma roupa mais formal. Existe uma luz natural, criando um ambiente luminoso e vibrante. Ele (a) está com uma expressão amigável, olhando para a câmera. A foto tem cores vivas e e resolução 8K."

 Gerada pela IA Gemini Flash Image 2.5 Miniatura de carro em 3D com IA usando o Gemini — Foto: Gerada pela IA Gemini Flash Image 2.5

Também popular em setembro de 2025, a trend da miniatura 3D permite que os usuários transformem pessoas, objetos ou cenas em representações realistas de miniaturas tridimensionais, como se fossem esculturas em escala reduzida. O efeito cria uma ilusão de que o elemento retratado era uma pequena réplica, com profundidade, texturas detalhadas e um aspecto lúdico e artisticamente elaborado.

Para reproduzir a trend, use o ChatGPT ou o Gemini e digite o seguinte comando: "Crie uma miniatura comercial em escala 1/2 da pessoa na imagem, em estilo realista, em um ambiente real. A miniatura está colocada sobre uma mesa de computador. Possui base acrílica transparente sem texto. Na tela do computador, aparece o processo de modelagem da miniatura. Ao lado da tela do computador há uma caixa de embalagem no estilo TAMIYA com a arte original." É possível, também, enviar uma imagem para que a IA se baseie nela.

 Arte/TechTudo Trend da foto preto e branco do ChatGPT — Foto: Arte/TechTudo

Datada de junho de 2025, a trend da "foto preto e branco" no ChatGPT foi uma brincadeira viral que transformava fotos comuns em retornos estilizados e melancólicos em preto e branco. Em geral, apresentava elementos surreais ou artísticos, como paisagens dramáticas, expressões intensas ou composições que lembravam cinema clássico ou retratos vintages.

O comando é "crie um retrato do meu rosto em primeiro plano, com alto contraste e tocado na frente, em preto e branco com lentes 35mm e qualidade 4K HD, com gotas de água no rosto, sombra preta de 43,3". É possível ajustar detalhes para mudar o estilo, caso deseje.

 Reprodução / TechTudo ChatGPT usa foto da infância para imaginar usuária 30 anos mais velha — Foto: Reprodução / TechTudo

Todo mundo já teve curiosidade para saber como será a aparência quando envelhecer, não é?! Por isso, em abril de 2025, a trend "você mais velho" viralizou ao permitir que os usuários tivessem uma projeção realista de como sua aparência poderia ficar daqui a várias décadas ao gerar retratos que mostravam marcas do tempo, como cabelos grisalhos, rugas e expressões faciais características da idade avançada. À época, internautas criticaram alguns dos resultados, comparando, por exemplo, como estariam (segundo o chatbot) e como realmente estavam.

Para gerar imagens "você mais velho", é necessário utilizar o ChatGPT. O método consiste em enviar uma foto clara de rosto com um prompt instruindo a IA: "Envelheça esta pessoa em [insira a idade desejada, ex: 50] anos, mostrando marcas realistas de envelhecimento, como rugas sutis e cabelos grisalhos, mantendo a identidade".

 Reprodução/Gisele Veríssimo ChatGPT transforma pet em humano — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

A trend do "cachorro humano" foi viral em abril de 2025, principalmente no ChatGPT. O fenômeno consistia em transformar fotos de cachorros em retratos realistas de como eles seriam se fossem humanos, gerando imagens impressionantes e muitas vezes engraçadas que dominaram as redes sociais. Em alguns casos, ferramentas como Craiyon, Grok, Playground AI e Meta não se saíram tão bem.

Para participar da brincadeira, basta inserir um prompt específico com a foto do animal. O comando enviado, neste teste, foi "a partir da imagem anexada, crie uma imagem realista do Alejandro como um humano, mantendo suas características únicas, como a pelagem e os olhos, e incorporando-as de forma criativa em uma representação humana. O estilo deve ser fotográfico e realista".

 Reprodução/TechRadar Exemplos de imagens geradas pelo ChatGPT na trend Chibi — Foto: Reprodução/TechRadar

A trend do "Chibi Figure" surgiu em abril de 2025 como uma variação estilizada da trend de action figures, focada no estilo chibi — uma estética japonesa que transforma personagens em versões miniaturizadas e super fofas, com cabeças grandes, olhos amplos e corpos compactos. A brincadeira consistia em transformar pessoas em bonequinhos encapsulados, imitando colecionáveis que vêm dentro de cápsulas de brinquedo, com detalhes coloridos e um ar de desenho animado.

Para criar o efeito, os usuários podem usar o ChatGPT e enviar uma foto com um prompt específico que detalhe o estilo chibi e a cápsula, como: "Crie uma imagem de retrato de uma cápsula gashapon realista, feita de vidro, segurada entre dois dedos. Dentro da cápsula, há uma versão em miniatura, no estilo Chibi, da pessoa na foto enviada. A figura Chibi deve ser muito parecida com a pessoa na foto, incluindo o rosto e o penteado, e com a mesma roupa da foto enviada. A cápsula deve ter uma aparência clara, brilhante e realista, com reflexos e refrações sutis que realcem a aparência da miniatura. O fundo deve ser suave ou desfocado para manter o foco na cápsula e no personagem."

 Reprodução/Gisele Veríssimo Criação de imagem no estilo Minecraft no ChatGPT — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

Em abril de 2025, muitos usuários "viraram um personagem do Minecraft" usando inteligência artificial. As fotos eram transformadas no estilo cubista e pixelado do jogo da Mojang, gerando retratos estilizados onde as pessoas apareciam como avatares do game, com blocos característicos que formam o rosto, o cabelo e o corpo.

Para fazer a trend, o usuário precisa acessar o ChatGPT e enviar, junto à imagem inspiração, um comando no estilo "A partir dessa foto, crie uma arte digital com as características de um personagem do Minecraft. Considere os detalhes de modelos, ambientes e cenários. Faça algo original, bem próximo ao jogo".

10. Charlie and Lola style

 Reprodução/TikTok "Charlie and Lola Style", "Charlie and Lola character maker", "desenho charlie e lola": veja como fazer trend usando estilo dos personagens dos anos 2005 — Foto: Reprodução/TikTok

Já a trend "Charlie and Lola Style" se popularizou em setembro de 2025, sobretudo no TikTok, inspirado no estilo do desenho que leva o mesmo nome, famoso nos anos 2000. O processo de criação no ChatGPT envolve fornecer ao chatbot da OpenAI uma foto e um prompt específico que detalhe o estilo desejado:

"Transforme a pessoa da imagem enviada em um personagem no estilo de Charlie e Lola (desenho animado infantil). Combine o visual oficial do desenho animado: contornos finos e esboçados, cores sólidas, proporções infantis, charme lúdico desenhado à mão e texturas simples. Mantenha as roupas, o penteado, as características faciais, os acessórios, o tom de pele, a pose e a expressão originais do sujeito, mas reinterprete-os como se pertencessem ao mundo de Charlie e Lola".

Veja também: Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro