Você já se assustou com um estalo vindo da geladeira no meio da noite? Saiba que esse som é mais comum do que parece e, na maioria das vezes, não indica nenhum problema grave com o seu aparelho. A geladeira passa por ciclos de funcionamento que envolvem mudanças de temperatura, movimentação de peças internas e até processos automáticos de descongelamento — e tudo isso pode gerar ruídos.
Apesar de muitos barulhos serem normais, alguns sinais merecem atenção. Mas vale lembrar que se você perceber ruídos incomuns, muito altos ou constantes, é uma boa ideia procurar uma assistência técnica para verificar a sua geladeira. Confira a seguir os três principais motivos para a geladeira estalar do nada!
Aprenda a identificar os estalos da geladeira — Foto: Reprodução/Pexels Guia para entender os estalos que a geladeira faz
A seguir você confere os tópicos deste guia. Vamos explicar para você os motivos mais comuns para a geladeira estalar e indicar quando o ruído pode indicar algo sério e, portanto, você deve procurar a assistência técnica.
- Por que a geladeira estala?
- Por que os barulhos são mais altos à noite?
- Como silenciar ou impedir os estalos?
- Quando levar a geladeira para conserto?
Descubra por que a sua geladeira estala à noite — Foto: Divulgação/Samsung Por que a geladeira estala?
1. Dilatação e contração de materiais
Quando a geladeira está funcionando, ela passa por mudanças constantes de temperatura que fazem com que algumas peças internas se dilatem ou contraiam e, por consequência, geram estalos e ruídos. Os barulhos podem pegar alguns de surpresa, mas isso é apenas efeito da circulação de ar frio do aparelho, que afeta principalmente as partes internas de plástico e metal, como paredes, prateleiras, tubulações e painéis.
Ao dilatar com o calor e se contrair com o frio, esse movimento gera atrito e acaba provocando os tais estalos por conta do contato entre as peças da geladeira. Se os barulhos forem muito altos ou constantes, vale dar uma olhada nas peças internas, pois alguma pode estar solta ou mal encaixada. Mas, no geral, esses estalos fazem parte da rotina de uma geladeira em bom funcionamento.
Geladeira pode estalar por conta de mudança de temperatura — Foto: Reprodução/Freepik 2. Funcionamento do compressor
O compressor é tipo o "coração" da geladeira: ele faz o gás circular dentro do sistema para manter a temperatura interna baixa. Assim, quando ele entra em funcionamento, é normal ouvir um leve zumbido ou pulsação, que pode durar alguns minutos.
Esse barulho acontece porque o motor do compressor vibra ao ligar e desligar. Porém, se o estalo começar a ficar mais alto ou frequente do que o normal, é sinal de alerta, pois pode ser desgaste da peça, sujeira acumulada ou algum problema interno. Nesses casos, é recomendado entrar em contato com a assistência técnica.
Compressor é um equipamento que fica na parte traseira da geladeira — Foto: Reprodução/Freepik 3. Descongelamento automático
O descongelamento automático da geladeira pode provocar um barulho de estalo repentino no aparelho. Esse sistema presente em modelos frost free serve para evitar o acúmulo de gelo na parte interna do refrigerador, e pode gerar ruídos pela ativação da resistência durante o descongelamento.
Essa funcionalidade da geladeira também pode fazer barulho por causar a dilatação de algumas peças internas, como mencionado no primeiro tópico. Quando o ciclo de descongelamento automático termina e a temperatura volta a cair, os materiais se contraem e podem estalar.
Degelo automático pode gerar estalos na geladeira — Foto: Reprodução/Pexels Por que os barulhos são mais altos à noite?
Se sua geladeira parece mais barulhenta à noite, não se assuste — isso não é necessariamente sinal de defeito. Durante a madrugada, a temperatura ambiente costuma cair, fazendo com que as paredes internas da geladeira se contraiam e gerem estalos. Esses ruídos parecem mais altos do que durante o dia justamente porque o ambiente ao redor está mais silencioso.
Outro motivo para os barulhos recorrentes da geladeira é que o ciclo de degelo automático costuma acontecer durante a noite. Nesse momento, é comum ouvir um "clique" ou até um estalo mais forte quando o compressor desliga e a resistência entra em ação para derreter o gelo acumulado. O ciclo pode durar de 10 a 30 minutos, dependendo do modelo.
Geladeiras podem estalar mais de noite — Foto: Divulgação/Freepik Como silenciar ou impedir os estalos?
Se os estalos ou barulhos da sua geladeira incomodarem demais, você pode fazer alguns ajustes simples que dispensam a assistência técnica. Comece verificando se o eletrodoméstico está nivelado corretamente. Pés desnivelados fazem com que a geladeira vibre mais, o que aumenta o barulho. Ajuste os pés ou coloque um tapete emborrachado embaixo para absorver os ruídos.
Se a sua geladeira faz gelo, mas não está conectada à água, então é melhor desligar a função. Quando ela tenta puxar água e não encontra, o sistema pode fazer um som de zumbido ou estalo desnecessário. Também vale conferir se há tubos soltos atrás do aparelho; se sim, prenda-os com fitas ou suportes para evitar trepidações.
Especialmente a geladeira deve estar com os pés totalmente nivelados para garantir o seu bom funcionamento e durabilidade — Foto: Reprodução/Freepik Outros motivos para a geladeira fazer barulho
Quando levar a geladeira para conserto?
Se a sua geladeira começar a estalar alto com frequência ou emitir qualquer barulho incomum, o ideal é procurar a assistência técnica. Dependendo do caso, os ruídos podem indicar problemas no compressor, no ventilador interno ou até acúmulo de gelo em locais indevidos.
Se o barulho parece vir do motor e a sua geladeira parou de gelar, essa pode ser uma pane ainda mais séria, como falha no compressor ou em peças internas. Nesse cenário, é melhor desligar o aparelho e levá-lo para o conserto o mais rápido possível.
Vídeo: Alimentos estragam mais rápido na porta da geladeira? Descubra!
Alimentos estragam mais rápido na porta da geladeira? Descubra!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
14
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/B/X/Tg5yhPRdSzeW4k8bZaeA/captura-de-tela-2026-01-24-074127.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro