9 meses atrás 93

Por que as luzinhas de Natal sempre ficam emaranhadas? Saiba como evitar

ANUNCIE AQUI!

"Não demorou muito para que os nós se formassem, talvez cerca de dez segundos. Fomos surpreendidos por isso", disse ao site Live Science o cientista Douglas Smith, professor do Departamento de Física da Universidade da Califórnia em San Diego e um dos autores do estudo.

O que pode facilitar os nós?

De acordo com o artigo, alguns fatores facilitam a formação de nós nos fios. O primeiro deles é, claro, é o comprimento do fio: quanto mais longo, maior deve ser o número de nós no pisca-pisca. O mais longo usado no experimento tinha 4,6 metros.

O material do qual o fio é feito também influencia a experiência. Os mais flexíveis, que talvez sejam melhores para uma bela decoração de Natal, são, na verdade, os mais problemáticos. Fios mais rígidos apresentam menor incidência de nós.

Mas o principal fator, na verdade, é a liberdade das pontas do fio: se as pontas estão soltas, elas vão se mover e se emaranhar. Dorian Raymer, outro autor do estudo, garante que estas são as maiores responsáveis pelo problema do emaranhamento.

"Os marinheiros sabem bem que você tem de controlar o que as pontas [de uma corda] estão fazendo para evitar nós. Senão, elas podem por cima ou por baixo de outras partes do fio, o que vai levar à formação de nós", explicou.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro