1 ano atrás 79

Por que Cristo em frango assado revive Teoria da Internet Morta no Facebook

Imagem gerada por IA mostra garoto com moto feita de vegetais; comentários elogiam
Imagem gerada por IA mostra garoto com moto feita de vegetais; comentários elogiam Imagem: Reprodução/Redes sociais

Isso quer dizer que a teoria é real?

Em partes: 90% do conteúdo da internet será gerado por IA até 2026, projetou um estudo da Europol (Agência da União Europeia para a Cooperação Policial) publicado em 2023. "Na maioria dos casos, mídias sintéticas são geradas para jogos, para melhorar os serviços ou para melhorar a qualidade de vida, mas o aumento dos meios de comunicação sintéticos e a melhoria da tecnologia deram origem a possibilidades de desinformação", diz o relatório.

A teoria é reforçada pelos robôs que dominam comentários. Eles existem por que funcionam: o engajamento das postagens mostra que o Facebook entrega cada vez mais conteúdos artificiais, que começam a ser impulsionados por bot, mas depois as pessoas interagem com essas imagens bizarras, levando à mais distribuição.

As redes sociais falharam sua missão original, de que as pessoas se conectem. No TikTok ou Instagram, isso é raramente o que fazemos. Não nos transformamos em comunicadores, mas em pessoas que consomem conteúdos de outras pessoas que conhecemos, mas também de pessoas que não conhecemos. E, nessa linha, também de pessoas que podem nem existir. Yoshija Walter, professor do Departamento de Negócios, Instituto de Gestão e Digitalização da Universidade Kalaidos de Ciências Aplicadas, na Suíça, em entrevista ao UOL

As redes querem ter pessoas reais, que consomem a publicidade de maneira orgânica, mas se beneficiam do alto engajamentos. "Então, se o conteúdo gerado por IA gera muito engajamento, as redes sociais também têm um incentivo para deixar esse conteúdo aparecendo", diz Walter.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro