Pânico a bordo
Uma das razões para a mudança de postura de Trump foi a queda acentuada de Wall Street. No entanto, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, negou essa explicação e afirmou que essa mudança fazia parte da estratégia inicial de Trump.
E os resultados estão aí: após anunciar a suspensão das tarifas recíprocas para o resto do mundo e uma ofensiva ainda mais agressiva contra a China, os índices americanos dispararam ontem. O S&P 500, índice das 500 maiores empresas dos EUA, subiu 9,5%, e o Nasdaq, que reúne as empresas de tecnologia, atingiu 12%.
Temores no mercado de títulos
Se Trump mudou de ideia, foi porque a economia americana está profundamente ligada aos mercados financeiros. Essa é a explicação real. O próprio Trump escreveu ontem à noite em sua rede social Truth Social: "Eu estava observando o mercado de títulos e algumas pessoas começaram a ficar um pouco nervosas", afirmou ele.
O mercado de títulos, grosso modo, é onde os Estados se financiam, principalmente por meio de títulos do Tesouro. O problema é que os títulos do Tesouro americano, antes considerados valores refúgio, sofreram uma alta expressiva nas taxas nos últimos dias. Isso fez parecer que os Estados Unidos perderam credibilidade junto aos investidores, o que representa um risco para a maior economia do mundo.

                                German (DE)                
                                English (US)                
                                Spanish (ES)                
                                French (FR)                
                                Hindi (IN)                
                                Italian (IT)                
                                Portuguese (BR)                
                                Russian (RU)                
         
            6 meses atrás
                        16
                    



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro