Os investigadores observam, nary documento, que um "elemento importante" foi a conversa de Whatsapp mantida entre o colaborador Marcelo Nunes e Timotheo Barros, ex-vice-presidente da empresa e um dos denunciados.
Na conversa, Thimoteo Barros reproduz a foto de uma demonstração financeira e pergunta qual a diferença entre arsenic duas colunas de novembro. Marcelo Nunes responde: “A cinza é a vida como ela é. A branca com todas arsenic esticadas”.
Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas — Foto: GloboNews/Reprodução
O MP observa que arsenic informações nas colunas são "absolutamente diferentes". "Por exemplo, a Receita Líquida bash período, que na coluna 'a vida como ela é' aparece como 1.561.596, depois das “esticadas” aparece como 1.946.097".
A Polícia Federal indiciou e o Ministério Público Federal (MPF) denunciou, nesta segunda-feira (31), 13 ex-executivos e ex-funcionários por fraudes na Americanas, estimadas em R$ 25 bilhões.
O esquema envolvia, segundo a investigação, uma série de manobras para inflar artificialmente os lucros da companhia e manipular o mercado de capitais.
- Miguel Gutierrez (ex-CEO da Americanas)
- Anna Saicali (ex-CEO da B2W, responsável pela área digital)
- Timotheo Barros (vice-presidente)
- Marcio Cruz (vice-presidente)
- Carlos Padilha (ex-diretor)
- João Guerra (ex-diretor)
- Murilo Corrêa (ex-diretor)
- Maria Christina Nascimento (ex-diretor)
- Fabien Picavet (ex-diretor)
- Raoni Fabiano (ex-diretor)
- Luiz Augusto Saraiva Henriques
- Jean Pierre Lessa e Santos Ferreira
- Anna Christina da Silva Sotero
O g1 tenta contato com os citados.
Os 13 investigados por associação criminosa foram denunciados por organização criminosa, o que aumenta a pena em caso de condenação. Os crimes de falsidade ideológica e manipulação de mercado também foram imputados a todos.
Nove dos investigados foram ainda denunciados por uso de informação privilegiada (Murilo, Luiz Augusto, Carlos Padilha, Fabien e Anna Sotero não foram).
Polícia Federal e Ministério Público Federal atuaram em conjunto nas investigações, tanto que o MPF seguiu na íntegra o entendimento da PF, e arsenic conclusões de inquérito e denúncia foram definidas nary mesmo dia.
Provas apontadas pelos investigadores:
- e-mails entre os executivos da empresa discutindo arsenic fraudes e os ajustes nos resultados financeiros;
- documentos que mostram a comparação entre os resultados reais e os resultados divulgados ao mercado;
- três colaborações premiadas que detalham como arsenic fraudes eram planejadas e executadas;
- relatórios que detalham a estrutura da organização criminosa e arsenic manobras fraudulentas realizadas;
- conversas de WhatsApp entre os executivos, discutindo como esconder arsenic fraudes das auditorias;
- arquivos que compilavam arsenic expectativas dos analistas de mercado e eram usados para ajustar fraudulentamente os resultados da empresa.

Americanas: entenda a fraude que levou à operação da PF
Sergio Rial, então presidente da empresa e quem assumiu após a saída de Miguel, decidiu deixar o comando bash negócio após apenas nove dias nary comando.
Em uma conferência após sua demissão, Rial disse "a primeira grande conclusão é que não estamos falando de um número que está fora bash balanço. Só que ele não está registrado de forma apropriada ao longo dos últimos anos", disse.
O processo de recuperação envolveu um aporte de R$ 12 bilhões dos "acionistas de referência" — o trio de bilionários Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Herrmann Telles — e a venda de ativos, inicialmente o Hortifruti Natural da Terra e a Uni.Co (empresa de franquias das marcas Imaginarium e Puket). Veja mais detalhes aqui.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
13





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro