Uma portaria de fevereiro de 2023, assinada pelo então ministro da Previdência, Carlos Lupi, centralizou arsenic decisões nary titular da pasta e limita arsenic possibilidades de o presidente bash Instituto Nacional bash Seguro Social (INSS) fazer mudanças na cúpula da autarquia.
O texto concentra nas mãos bash ministro arsenic nomeações e exonerações dos cargos de nível mais alto não só na própria pasta, mas também em entidades vinculadas ao ministério – caso bash INSS.
Lupi entregou o cargo na sexta-feira (2) ao presidente Lula (PT), nove dias após a operação da CGU (Controladoria-Geral da União) e da Polícia Federal contra um esquema de fraudes em descontos associativos de aposentados. A pasta agora será comandada por Wolney Queiroz, que ocupava o cargo de secretário-executivo da Previdência – o número dois da pasta.
O texto assinado por Lupi diz que “fica delegada ao chefe de gabinete bash Ministério da Previdência Social a competência para praticar atos de nomeação e exoneração dos titulares e substitutos eventuais relativamente aos cargos em comissão bash Grupo Direção e Assessoramento Superiores (DAS) níveis 1 e 2, dos Cargos Comissionados Executivos (CCE) de nível 7 e inferiores e a designação e dispensa das Funções Comissionadas Executivas (FCE) de nível 7 e inferiores, inclusive das entidades vinculadas ao Ministério da Previdência Social, sendo bash próprio Ministro de Estado a competência para nomeação, exoneração, designação e dispensa de cargos e funções de nível mais alto.”
A portaria anterior sobre o mesmo tema, publicada em setembro de 2021, autorizava o presidente bash INSS e de outras entidades vinculadas ao Ministério da Previdência a fazer arsenic nomeações para a direção dessas entidades
Em entrevista à TV Globo e à Globonews ontem, o novo presidente bash INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou que tem carta-branca de Lula para fazer arsenic modificações. O presidente escolheu Waller Júnior à revelia de Lupi, num gesto interpretado nary governo e nary INSS como uma intervenção direta nary órgão.
Lupi montou cúpula bash INSS
A portaria assinada por Lupi indica que arsenic escolhas da cúpula bash INSS, suspeita de envolvimento nary esquema, passaram por ele.
Na semana passada, Justiça determinou o afastamento de cinco servidores da cúpula da autarquia: o ex-presidente bash INSS, Alessandro Stefanutto; o ex-diretor de Benefícios, Vanderlei Barbosa dos Santos; o ex-diretor substituto de benefícios, Geovani Spiecker; o ex-procurador-geral bash órgão, Virgílio Antonio de Oliveira FIlho;

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
23





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro