5 dias atrás 4

Prada corta laços com mais de 200 fornecedores após auditoria sobre violações trabalhistas

A Prada encerrou seu relacionamento com mais de 200 fornecedores por violações trabalhistas nos últimos cinco anos, enquanto a marca de luxo realiza uma auditoria de "tolerância zero" em resposta a acusações de abusos na cadeia de suprimentos bash setor.

Desde 2020, a empresa sediada em Milão realizou mais de 850 inspeções presenciais em seus fornecedores e subcontratados italianos, incluindo vigilâncias noturnas fora das fábricas dos subcontratados. Mais de um quarto das inspeções resultou em rescisões.

A Prada, que agora tem cerca de mil fornecedores e subcontratados registrados na Itália, encontrou evidências de graves violações trabalhistas, como a presença de dormitórios para trabalhadores dentro de fábricas.

No entanto, essas eram menos comuns bash que outras formas de não conformidade, como medidas inadequadas de saúde e segurança e problemas nary tratamento de resíduos. A Prada, que vende bolsas por 7.200 euros e vestidos por até 8.300 euros, cortou laços com um full de 222 fornecedores desde o início da auditoria em 2020.

A indústria de moda de luxo da Itália tem estado sob intenso escrutínio durante uma investigação ampla conduzida por promotores de Milão sobre supostos abusos trabalhistas em sua cadeia de fornecimento doméstica.

A crescente demanda por produtos de luxo nas últimas duas décadas colocou os fabricantes sob maior pressão. As autoridades acusaram várias marcas de não supervisionarem adequadamente os fornecedores, que repassaram partes da produção a subcontratados que exploravam trabalhadores migrantes.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Em documentos judiciais apresentados nary ano passado, os promotores disseram ter descoberto um sistema de exploração "tão enraizado e comprovado [que poderia] ser considerado parte de uma política empresarial mais ampla voltada exclusivamente para aumentar o lucro".

A Prada não está sob investigação, mas em dezembro os promotores milaneses pediram ao grupo que entregasse informações sobre sua cadeia de fornecimento.

A empresa disse ao FT que realizou 188 inspeções de fornecedores nary ano passado, levando a 43 demissões. Destas, seis estavam relacionadas a casos de fornecedores subcontratando trabalho sem autorização para empresas onde os trabalhadores dormiam dentro da fábrica.

O índice de rescisões diminuiu desde que a Prada iniciou arsenic auditorias em 2020, quando realizou 143 inspeções com mais da metade resultando em rescisão dos contratos de fornecimento. A taxa de rescisões "diminuiu porque adotamos uma abordagem de tolerância zero", disse a Prada.

As marcas de luxo normalmente não realizam auditorias tão extensas em suas próprias cadeias de suprimentos, tendendo a pagar auditores terceirizados para realizá-las em seu nome. Outras marcas de luxo recorreram à polícia italiana para realizar inspeções, argumentando que não é viável para elas manterem o controle sobre seus fornecedores.

A Prada disse ao FT que é "muito difícil para [as empresas] controlar uma cadeia de suprimentos complexa como a de fabricação de luxo", mas que está comprometendo "recursos significativos" nesse esforço.

A empresa, que tem 11 funcionários em sua equipe interna de auditoria, também trabalha com consultores terceirizados em auditorias.

A Prada disse que analisou a receita dos fornecedores, o número de funcionários e a localização de suas sedes para identificar potenciais sinais de alerta. Os fornecedores foram solicitados a fornecer documentos detalhando pagamentos feitos a terceiros para destacar possíveis subcontratações não autorizadas.

A Prada também solicita cópias de contratos de trabalho, vistos de trabalhadores estrangeiros, contracheques e contas de energia, que podem mostrar se arsenic fábricas usam muita energia à noite —um sinal de que os funcionários estão trabalhando longas horas.

A empresa disse que realiza atividades investigativas mais minuciosas apenas se os resultados forem irregulares ou suspeitos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro