"O ETF é um instrumento do mercado tradicional, negociado em bolsa de valores, portanto muito acessível, principalmente para aqueles que já possuem uma conta aberta em alguma corretora. Ou seja, é comum para aquelas pessoas que não querem comprar criptomoedas diretamente em uma exchange e preferem apenas especular com a variação do preço delas", afirma Natali.
Os ETFs funcionam de forma semelhante às ações: têm tickers e podem ser negociados na Bolsa de valores por meio de suas cotas, algumas custando menos de R$ 100. Eles seguem um índice de referência (carteira teórica de criptos usada como parâmetro), que pode ser composto por apenas uma criptomoeda, como o bitcoin (BTC), ou por várias, incluindo ethereum (ETH) e outras altcoins (termo usado para definir qualquer cripto diferente do BTC).
Gustavo Marques, economista, especialista em investimentos e sócio da The Hill Capital, destacou que os ETFs se destacam pela praticidade e pelo ambiente regulado, com custódia feita por instituições financeiras, reduzindo riscos operacionais e facilitando a negociação.
Em contrapartida, segundo Marques, eles limitam a exposição apenas às criptomoedas mais consolidadas e incluem custos de gestão. As taxas dos fundos de índice de criptomoedas também costumam ser um pouco mais caras do que nas exchanges. "Elas variam entre 0,2% e 1,3% ao ano, e o investidor paga a corretagem padrão da B3, em torno de 0,5% por operação."
Já na compra direta de ativos digitais em exchanges, acrescentou Marques, as taxas costumam ser cobradas por transação e variam de 0,15% a 0,5%, dependendo da plataforma escolhida pelo investidor.
"Na prática, a negociação direta pode ter custos menores, mas exige atenção redobrada à segurança e às condições de cada corretora, enquanto os ETFs oferecem previsibilidade e simplicidade dentro do ambiente tradicional da bolsa", disse.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
16






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro