8 meses atrás 15

Preço de alimentos prejudica popularidade de Lula, diz diretor da Quaest

Houve aumento na avaliação negativa em relação à rodada anterior, divulgada em dezembro, que ficou em 31%. Já a avaliação positiva da presidência caiu de 33% para 31%. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.

Além do preço dos alimentos, a crise do Pix e a frustração na entrega de promessas também ajudam a explicar a falta de popularidade do governo.

Eu queria lembrar que nos Estados Unidos, o professor Steven Levitt, que é autor do Como as Democracias Morrem, escreveu uma coluna no New York Times dizendo o seguinte, 'olha, o eleitor americano se importou muito mais com o preço dos ovos do que com a invasão do Capitólio'. O presidente Lula, sem dúvida, vai ter que se preocupar muito com essa questão da inflação, como ela impacta a avaliação do governo, porque isso vai ter um impacto na eleição de 2026. Guilherme Russo, diretor de Inteligência da Quaest

Lula grava vídeo para falar sobre alta dos alimentos

A primeira-dama, Janja da Silva, publicou neste domingo (26), em suas redes sociais, um vídeo do presidente Lula (PT) na horta da Granja do Torto no qual ele fala sobre a alta no preço dos alimentos. Na gravação, o petista alega diz que está pensando em medidas na área e conter o aumento, uma das principais queixas do brasileiro de renda média.

Em 2024, a inflação dos alimentos foi de 8,23%, enquanto o índice cheio do IPCA variou 4,83%, conforme mostrou a reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro