1 mês atrás 22

Preço do café nos EUA tem maior alta anual do século após tarifaço de Trump

Os custos aumentaram ainda mais desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou uma tarifa de 50% sobre o Brasil em julho. O Brasil é o maior produtor mundial de café arábica de alta qualidade e historicamente fornecia cerca de um terço dos grãos consumidos nos EUA Trecho de reportagem do Financial Times

O café moído atingiu um recorde de US$ 8,87 por libra em supermercados, cerca de R$ 105 o quilo. O estoque excedente ainda amortece o impacto, mas até quando é o que questiona Thijs Geijer, economista sênior de alimentos e agricultura do banco holandês ING.

Em algum momento, se os americanos continuarem consumindo café no ritmo usual, esses estoques também têm limites. Novas remessas serão necessárias, mas a questão é: de onde elas virão? Thijs Geijer, economista sênior de alimentos e agricultura do ING ao Financial Times

A indústria de supermercados dos EUA tem pressionado por isenções às tarifas sobre produtos que não podem ser cultivados domesticamente de forma acessível. Na semana passada, a Casa Branca emitiu uma lista de produtos, incluindo café, que poderiam receber taxas tarifárias mais baixas caso os EUA cheguem a novos acordos comerciais com exportadores.

Diane Swonk, economista-chefe da KPMG, acredita que os EUA 'facilmente superarão o recorde [no preço do café] à medida que os efeitos plenos das tarifas de 50% impostas ao Brasil se propagarem para as prateleiras das lojas', segundo nota assinada por ela divulgada no site oficial da empresa, uma das maiores de auditoria do mundo.

Preços devem aumentar ainda mais

Os consumidores podem ainda não ter sentido o impacto total das tarifas, prevê Geijer. Isso porque o café embarcado do porto de Santos leva até 20 dias para chegar aos EUA, isso sem contar o tempo para ele ser torrado. "Mesmo assim, depende: os preços mais altos são repassados pelos torrefadores imediatamente ou gradualmente?", questiona, acrescentando que grande parte do impacto das tarifas pode não chegar às prateleiras de varejo até outubro ou novembro.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro