7 meses atrás 10

Preço dos alimentos cria rumores sobre saída de Fávaro do ministério

Carlos Fávaro pode sair caso haja taxação de produtos
Carlos Fávaro pode sair caso haja taxação de produtos Imagem: 17.ago.2023 - Antonio Araujo/Ministério da Agricultura

Rumores de que Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, poderia entregar o cargo ganharam tração nos corredores de Brasília esta semana. O aumento do preço dos alimentos e as medidas do governo federal para tentar controlar a situação são os motivos para que Fávaro esteja demonstrando descontentamento. Isso porque, ele não concorda com a estratégia de taxar exportações de soja, milho, carne e etanol.

De acordo com uma fonte próxima ao Mapa, Fávaro tem se desdobrado para mostrar ao presidente Lula que as taxações destas cadeias produtivas criariam um grande racha entre governo e Congresso. Isso porque, empresários rurais ligados às cadeias produtivas exportadoras têm alta influência na Frente Parlamentar da Agropecuária, cuja relação com Fávaro também não tem sido boa.

Esta semana, o presidente da FPA, Pedro Lupion, disse à imprensa que não há relação da bancada com o ministro. Esta foi uma resposta para Fávaro, que criticou a ausência da FPA em pressionar a votação do Lei Orçamentária Anual (LOA), caso que levou à interrupção das linhas de crédito do Plano Safra e, posteriormente, a criação da medida provisório para crédito extraordinário de R$ 4,1 bilhões.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro